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DESCRIÇÃO GERAL DO SERVIÇO

        Um Certificado de Tipo (CT) é o documento emitido por uma Organização Certificadora (OC), que atesta que um Projeto de Tipo cumpre com os requisitos de projeto.

        Tipo é a categoria básica do produto. Por exemplo, se é um avião ou um helicóptero, e sendo um avião, se é um avião de caça, avião de transporte, etc.

        Um Projeto de Tipo consiste em um conjunto organizado de documentos que define todas as características de um produto e fornece informações apropriadas para sua fabricação e operação.

 

MAS O QUE É UM PRODUTO?

Produto Aeronáutico (PA) e Produto Espacial (PE)

          Os processos de Certificação conduzidos pela Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) referem-se a um Produto Aeronáutico (PA) ou a um Produto Espacial (PE).

          Um PA pode ser classificado da seguinte forma:

- Produto Classe I: é um veículo (aeronave, planador, Sistema Aéreo Remotamente Pilotado - SARP, balão, dirigível, ou outro veículo aéreo), motor aeronáutico, hélice ou míssil; e

- Produto Classe II: é qualquer produto considerado parte integrante de um Produto Classe I ou que seja um apêndice deste.

          Um PE pode ser classificado da seguinte forma:

- Produto Classe I: é um veículo lançador de satélites (ou de outros objetos no espaço), veículo suborbital, satélite ou qualquer outro veículo espacial;

- Produto Classe II: é qualquer produto considerado parte integrante de um Produto Classe I ou que seja um apêndice deste (por exemplo: motor foguete, tanques de propelente, turbobomba, envelope motor, antena embarcada, transmissor, experimentos científicos, câmeras embarcadas); e

- Produto Classe III: é qualquer Equipamento de Apoio de Solo (EAS) para atividades espaciais (por exemplo, sistemas de solo de rastreamento de trajetória, transmissão de dados de telemetria e terminação de voo, plataforma de lançamento).

        Portanto, um processo de Certificação consiste basicamente em atestar que um PA ou em PE atende aos requisitos de uma Base de Certificação (BC), que é um conjunto de requisitos proposto pelo requerente e aceito pela OC do COMAER, que traduz o entendimento comum de quais características o produto deve possuir de modo a garantir o cumprimento da missão com segurança.

        Uma Certificação pode ocorrer ao longo do ciclo de vida de um PA ou PE, durante as fases de desenvolvimento, aquisição, produção, revitalização, modernização ou melhoria dos Sistemas, Produtos Aeronáuticos, Espaciais e de Defesa de interesse do COMAER.

         Durante o ciclo de vida de um PA ou PE pode ocorrer uma grande modificação ao projeto, sendo aquela que tem apreciável efeito no peso, no balanceamento, na resistência estrutural, na confiabilidade, em características operacionais ou outras características que afetem a aeronavegabilidade do PA ou a espaçonavegabilidade do PE, e considerando, se for o caso, as características ambientais.

          Uma pequena modificação ao projeto é aquela que não é considerada uma grande modificação, e pode ser dispensada de um processo de Certificação.

          Portanto, uma Certificação poderá ser relativa a um novo projeto ou a uma modificação a um projeto já existente, se enquadrando em diferentes Tipos de Certificação.

 

TIPOS DE CERTIFICAÇÃO

- Certificação de Tipo - CT

Processo pelo qual uma OC do COMAER verifica que o projeto de tipo do produto está em conformidade com os requisitos técnicos relativos ao cumprimento da missão e à segurança, e reconhece oficialmente essa conformidade. 

- Certificação de Componente - CC

Todo componente aeronáutico (PA Classe II) a ser desenvolvido para comercialização ou instalação em múltiplas plataformas (PA Classe I) deve ser aprovado por meio de um Atestado de Projeto Aeronáutico Aprovado (APAA), emitido pela OC.

Todo componente aeronáutico off-the-shelf para instalação em PA Classe I deve ter uma das seguintes aprovações:

1. Ordem Técnica Padrão (OTN), emitida pela ANAC;

2. Technical Standard Order (TSO), emitida por Organização Certificadora estrangeira e aceita pelo IFI;

3. Declaration of Design and Performance (DDP), emitida por um fornecedor e aceita pelo IFI; ou

4. APAA, emitido pelo IFI

NOTA: A obtenção de um APAA não garante a conformidade do componente fabricado com o seu respectivo projeto aprovado. Essa conformidade somente pode ser atestada por meio de uma inspeção do componente fabricado, com vistas à obtenção de um Certificado de Conformidade para o item. 

- Certificação de Componente Espacial ou Equipamento de Apoio ao Solo - APEA

Processo pelo qual o IFI verifica que o projeto de um componente espacial (PE Classe II ou PE Classe III) está em conformidade com os requisitos relativos à segurança e ao cumprimento da missão, e reconhece oficialmente essa conformidade, por meio de um Atestado de Projeto Espacial Aprovado (APEA)

Nota:A obtenção de um APEA não garante a conformidade do componente fabricado com o seu respectivo projeto aprovado. Essa conformidade somente pode ser atestada por meio de uma inspeção do componente fabricado, com vistas à obtenção de um Certificado de Conformidade para o item.  

- Certificação de Modificação

CERTIFICADO SUPLEMENTAR DE TIPO – CST: a Certificação de uma grande modificação de um PA ou PE, que já possua um CT emitido pelo IFI, resulta na emissão de um CST.

CERTIFICADO DE MODIFICAÇÃO – CM: a Certificação de uma grande modificação de um PA ou PE, que não possua um CT emitido pelo IFI, resulta na emissão de um CM.

REVISÃO DO APAA OU APEA: a Certificação de uma grande modificação de um PA ou PE, que já possua um APAA ou APEA emitido pelo IFI, resulta na revisão do APAA ou APEA. 

- Validação de Certificação - VC

O CT, CC ou aprovações para um produto, emitidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), ou emitidos por uma Autoridade de Aeronavegabilidade Civil (AAC) ou Autoridade de Aeronavegabilidade Militar (AAM) do país de origem, poderá ser validado pela OC do COMAER sem maiores investigações.

Nota: deve haver um acordo bilateral de reconhecimento mútuo oficial entre a AAC ou AAM do país de origem e a OC do COMAER, fundamentando o processo de VC. Caso contrário, o fabricante deve submeter o produto a um processo de Certificação da OC do COMAER. 

 


INFRAESTRUTURA (LABORATÓRIO, EQUIPAMENTOS, INSUMOS)

        Todos os recursos necessários a um processo de Certificação decorrem da necessidade de se obter evidências satisfatórias que comprovam o cumprimento dos requisitos estabelecidos na Base de Certificação.

        Cabe ao requerente do serviço de Certificação demonstrar à Organização Certificadora do COMAER, por meio de evidências satisfatórias, que todos os requisitos da Base de Certificação foram cumpridos.

       Portanto, o requerente deve prover todos os recursos necessários, exceto os recursos que serão providos pelo governo, mediante cláusulas contratuais acordadas entre o requerente e o COMAER, se aplicável. Caso o requerente seja organização do COMAER, o requerente deve coordenar junto à Organização Certificadora do COMAER a disponibilidade e uso dos recursos.

       Estas evidências são obtidas conforme padrões e práticas de engenharia consagradas internacionalmente e aceitas pela Organização Certificadora do COMAER, e geralmente se enquadram em Meios de Cumprimento (Means of Compliance - MoC), não se restringindo aos seguintes métodos recomendados: declarações, revisões de projeto, cálculos e análises, avaliações de safety,  testes laboratoriais, ensaios em solo, ensaios em voo, inspeções, simulações e qualificações.

       Dependendo da abrangência e complexidade dos requisitos da Base de Certificação, a infraestrutura necessária aos processos de certificação pode variar bastante, caso a caso.


INDENIZAÇÃO

        Os custos são estimados em função da quantidade de homem-hora de engenharia de militares e servidores do IFI necessários, conforme as diversas especialidades e atividades técnicas inerentes ao processo, bem como aos custos de deslocamento e diárias para realizarem atividades em localidades afastadas da sede do IFI, exceto quando a Certificação está condicionada às cláusulas contratuais acordadas entre o requerente e o COMAER.

        Órgãos públicos civis ou militares requerentes podem ser isentados dos custos associados à uma Certificação, mediante solicitação formal.

       Caso um PA ou PE  já possua certificação, original ou validada, emitida por órgão  público competente nacional, tais certificados podem ser aceitos pelo IFI e, consequentemente, as respectivas indenizações podem ser dispensadas.


ENTREGÁVEIS 

- Certificado de Tipo - CT;

- Certificado Suplementar de Tipo – CST;

- Certificado de Modificação – CM;

- Atestado de Projeto Aeronáutico Aprovado – APAA;

- Atestado de Projeto Espacial Aprovado – APEA; e

- Validação de CT, CST ou CM - VC.


COMO SOLICITAR UM SERVIÇO DE CERTIFICAÇÃO?

        Inicialmente, o requerente deverá contactar a CPA para uma consulta sobre o processo de Certificação.

        O requerente também deverá consultar as documentações aplicáveis, publicadas no site do IFI (abaixo).

       Caso o requerente deseje prosseguir na solicitação de um serviço, deverá agendar uma reunião inicial com a CPA a fim de obter instruções sobre os procedimentos a serem adotados durante o processo de certificação e sobre quais são as responsabilidade da autoridade e do requerente.

       A solicitação é formalizada por meio da protocolação de um Requerimento de Serviço Técnico Especializado (RSTE).

1. Identifique o serviço/especificação desejada e preencha o formulário:

[Requerimento de Serviço Técnico Especializado - RSTE] 

[Specialized Technical Service Application Form]

 2. Envie o RSTE para o endereço de e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

A/C: Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial

Assunto: Requerimento de Serviço Técnico Especializado.

3. Nossa equipe fará a análise da viabilidade de atendimento.

Sendo possível o atendimento, será realizado o cálculo de orçamento e elaborada a Proposta de Prestação de Serviço Técnico Especializado (PPSTE) a ser encaminhada ao cliente para análise e aceite. Na impossibilidade de atendimento, o cliente será formalmente comunicado.


 FALE CONOSCO 

CONTATO TELEFONE E-MAIL
               Secretaria CPA       +55 (12) 3947-7590        This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

DOCUMENTAÇÃO/LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

DCA 800-2 Garantia da Qualidade e Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER

ICA 57-21 Regulamento de Aeronavegabilidade Militar - Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico (versão atual excede o limite de tamanho do arquivo)

ICA 57-22 Critérios para Definição de Requisitos de Aeronavegabilidade de Produtos Aeronáuticos

ICA 57-23 Metodologia de Análise de Risco para Aeronaves em Serviço

ICA 57-24 Metodologia de Navegação Baseada em Risco para Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas

ICA 60-2 Procedimento para Certificação de Produto e de Sistema de Gestão da Qualidade no Setor Espacial (excede o limite de tamanho do arquivo)


FORMULÁRIOS

Form-100-05 Ficha de Controle de Assuntos Relevantes - Militar (FCAR-M)

Form-200-08 - Classificação de Modificação de Projeto

Form-400-07 - Relatório de Condição de Aeronavegabilidade (RCA)

Orientações para preenchimento de RSC

Orientações para preenchimento da FCAR-M


 

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