Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

 

Entre os dias 16 e 18 de maio, foi realizada a 2ª Jornada do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) no âmbito do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA), seguindo uma atividade programada pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) para 2023.

De forma sumária, o PBC é uma metodologia de planejamento estratégico focado na obtenção de capacidades adequadas ao atendimento das necessidades militares de defesa do Estado, em conformidade com os limites orçamentários e tecnológicos.

Até o fim de 2023, será concluído o primeiro ciclo de desenvolvimento das soluções baseadas na metodologia, a qual está sob a égide do EMAER com contribuição de vários Órgãos de Direção Setorial e de Assessoria (ODSA). As jornadas são realizadas com especialistas das áreas gerencial, operacional e de desenvolvimento tecnológico e têm trazido resultados amostrais reais do potencial do PBC, assim como têm contribuído para a divulgação dos conceitos envolvidos e da consolidação da metodologia.

Desta vez, a Jornada foi apoiada pelo Instituo de Estudos Avancaços (IEAv) e objetivou o estudo e a proposição de soluções tecnológicas inovadoras para duas Capacidades Operativas da Força Aérea Brasileira (FAB): Antissubmarino e Patrulha Marítima.

foto 2.jpg editada

Realizada em um ambiente interorganizacional, multidiciplinar, interativo e aberto para troca de conhecimentos, a Jornada foi propícia ao exercício da criatividade. Na oportunidade, especialistas de diversas áreas de formação e de atuação no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), IEAv, Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Instituto de Pesquisas e Ensaios em  Voo (IPEV) visitaram laboratórios do IEAv e receberam palestras sobre a metodologia do PBC, com base nas Capacidades Operativas abordadas e tecnologias inerentes.

O trabalho, ora realizado, tem mostrado resultados de suma importância, no que se refere ao levantamento de tecnologias com potencial inovador para a FAB, não somente como soluções para as capacidades operativas, como também ao fomento da pesquisa e desenvolvimento. Por todos estes aspectos, pode-se dizer que as Jornadas têm um modus operandi bastante contemporâneo, o que pode influenciar a cultura da Força Aérea para maior dinamicidade nas atividades de planejamento estratégico.

Por fim, um efeito positivo, percebido invariavelmente pelos participantes da Jornada, foi que o PBC promove a aproximação entre as Organizações Militares (OM) das áreas operacional e de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da FAB e, por conseguinte, contribui para melhorar o entendimento recíproco de suas ações institucionais e traz sinergia para o cumprimento da missão.

Fonte: DCTA, por Cel Eng Dener Vasconcelos
Foto: IEAv, por Sgt Eduardo

Fim do conteúdo da página