Entre 10 e 13 outubro de 2023, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) participou, no Auditório do Espace Hamelin, Paris – França, da 57ª Reunião Plenária do Comitê Técnico ISO/TC20 – Aircraft and Space Vehicles, um evento da International Organization for Standardization (ISO) que reúne, anualmente, representantes de grupos técnicos internacionais responsáveis pela elaboração e atualização de normas técnicas para o desenvolvimento de projetos aeroespaciais.
O ISO/TC20 é formado por 16 países, entre eles o Brasil. O IFI secretaria o Comitê Brasileiro ABNT/CB-008 Aeronáutica e Espaço, comitê espelho no Brasil do ISO/TC20. Na reunião deste ano, sediada na França, a delegação brasileira foi composta pelo Chefe da Assessoria Técnica do IFI, Tenente-Coronel Aviador Gustavo Borges Basilio e pelo Chefe de Secretaria da ABNT/CB-008, 2º Sargento Victor Phellip Carvalho Quintella.
Durante a reunião, foram discutidas e deliberadas ações relacionadas a normalização no campo aeroespacial compreendendo materiais, componentes, equipamentos, projeto, fabricação, avaliações, manutenção de subsistemas de aeronaves e veículos espaciais, bem como materiais, equipamentos e manutenção em infraestrutura aeroespacial, no que concerne à terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.
Segundo o Tenente-Coronel Aviador Gustavo Borges Basilio “a participação do Brasil nesse tipo de evento internacional mostra a relevância do papel que nosso país desempenha nos setores aeronáutico e espacial”. O IFI é participante ativo junto à ISO e ABNT e vem participando da elaboração de normas internacionais para o setor aeroespacial. Segundo o Sargento Quintella “essa participação é importante porque assim o Brasil pode exercer sua influência na elaboração das normas, de forma a impedir que barreiras técnicas sejam criadas, mantendo sempre abertas as portas para a participação da indústria nacional nos mercados internacionais”
ISO – A ISO é uma instituição internacional não governamental, composta por 168 organismos internacionais de normalização, como é o caso da ABNT no Brasil. Sua missão é reunir especialistas do mundo todo para compartilhar conhecimentos e desenvolver padrões internacionais cruciais para o mercado. Esses padrões, elaborados de forma voluntária e baseados em consenso, têm como propósito impulsionar a inovação e fornecer soluções para os desafios globais mais prementes.
Fonte: IFI, por Tenente-Coronel Aviador Gustavo Borges Basilio e Tenente Maralyza Pinheiro Martins.
Fotos: IFI, por Tenente-Coronel Aviador Gustavo Borges Basilio.
Redes Sociais