No período compreendido entre 23 e 27 de setembro de 2024, a equipe formada pelos servidores Paulo Butenas Fister, Washington Luiz Rana Rodrigues e pelo 1° Sargento Leandro Leme, todos da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), esteve em missão de auditoria no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN).
A auditoria foi realizada no Laboratório Setorial de Calibração (LSC) do CLBI, com o objetivo de verificar o Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial implantado de acordo com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 no âmbito do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA). O LSC garante a rastreabilidade de equipamentos em diversas áreas para atendimento do Centro de Lançamento, como por exemplo: atividades de lançamento, rastreio, telemetria, meteorologia, comunicação, entre outros.
Para a conclusão dos trabalhos foi realizada a Reunião de Encerramento de Auditoria, na qual foram listadas as evidências coletadas no processo. A reunião de encerramento contou com a participação do Diretor do CLBI, Cel Av Christiano Pereira Haag, do Vice-Diretor do CLBI, Ten Cel Av Ricardo Tavares Vieira, do Chefe da Divisão de Operações (DOP), Maj QEMet José Roberto Pereire da Silva, do Chefe da SMT, 1T QOCon Mec Alysson Régis de Freitas Barros, e do Gerente Técnico Itamar Correia da Silva.
O técnico Paulo Butenas Fister, auditor líder, destaca “a importância da realização da auditoria metrológica, de forma a assegurar a garantia da validade dos resultados, a melhoria contínua e a manutenção do Sistema de Gestão Laboratorial, requisitos essenciais para o sucesso das operações de lançamento promovidas pelo CLBI”.
Redigida por: 2T QOCon MEC Marcela Fernanda Batista de Sant’Anna Gondim
Editada por: Tecnologista Cesar Augusto Botura
Redes Sociais