Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.png editada

No período de 11 a 15 de novembro de 2024, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou auditoria de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na empresa MBDA, em Stevenage, Reino Unido.


A auditoria é uma das atividades de Garantia Governamental da Qualidade (GGQ) previstas no contrato de Aquisição de Recursos Bélicos Aeroespaciais do Projeto F-X2. O objetivo desta atividade é verificar a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da empresa em relação aos requisitos da AQAP 2110 (Requisitos OTAN da Garantia da Qualidade para Projeto, Desenvolvimento e Produção), visando, dentre outros aspectos, garantir a qualidade do produto final a ser recebido pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).


As atividades foram desempenhadas por uma equipe de auditores da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) do IFI, composta pelo auditor líder Tecnologista Fernando Amâncio dos Santos e auditores Capitão Especialista em Aeronaves Leandro Guimarães Ribeiro e Tecnologista Luciano Pereira de Souza. Diversos processos da organização, relacionados ao produto, foram auditados: Qualidade, Programa, Desenvolvimento, Produção, Suporte, Aquisição, Gestão da Configuração, dentre outros.


Os resultados demonstraram que a Contratada tem o seu SGQ implementado, conforme os requisitos da AQAP 2110, o que proporciona ao IFI a confiança necessária para assessorar a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) no tocante ao cumprimento dos requisitos contratuais inerentes à qualidade por parte da MBDA.


"A auditoria realizada pelo DCTA/IFI visa avaliar a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade da organização auditada em relação aos requisitos da qualidade, pois, se aplicados apropriadamente, proporcionam confiança na capacidade do Fornecedor de entregar produtos que atendem aos requisitos de contrato do Comprador", afirmou o Capitão Especialista em Aeronaves Leandro Guimarães Ribeiro, membro da equipe de auditoria do DCTA/IFI.

Fim do conteúdo da página