Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IMG 1006.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), realizou, de 17 a 21 de março de 2025, o Curso de Representante da Garantia Governamental da Qualidade (RGGQ). O curso ocorreu no Auditório Hércules da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVDGC) e contou com doze participantes do Exército Brasileiro (EB), da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).


O curso capacitou os alunos na aplicação das normas AQAP 2110, 2070 e 2105 da OTAN, essenciais para a garantia da qualidade no setor militar. Regulamentada pela DCA 800-2 e pela ICA 57-21, a atividade do RGGQ auxilia na certificação de aeronaves, garantindo a conformidade dos produtos adquiridos. A formação incluiu estudos sobre fundamentos legais, gerenciamento de riscos, análise de não conformidades e concessões, além de atividades práticas.


“O curso é fundamental para a qualificação do RGGQ na verificação da conformidade dos sistemas produtivos e produtos fornecidos à Aeronáutica, com base nos requisitos de projeto e contrato. O IFI mantém, inclusive, um RGGQ nas instalações da SAAB, fabricante do caça Gripen, na Suécia”, destacou o Primeiro-Tenente QOCon MEC Juliano Torteli de Godoi Zucato, Chefe da Documentação da Subdivisão da Qualidade da CSG.

Fim do conteúdo da página