Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 3.jpg editada

 

Entre os dias 1º e 4 de abril de 2025, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), conduziu uma auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na empresa EMBRAER, localizada em Gavião Peixoto (SP).


A atividade integra o escopo da Garantia Governamental da Qualidade (GGQ), prevista nos contratos de aquisição de recursos bélicos aeroespaciais dos Projetos F-X2, KC-390 e A-29. O objetivo da auditoria foi verificar a conformidade do SGQ da empresa com os requisitos da norma AQAP 2110 – Requisitos OTAN de Garantia da Qualidade para Projeto, Desenvolvimento e Produção –, contribuindo para assegurar a qualidade dos produtos entregues ao Comando da Aeronáutica (COMAER).


A auditoria foi conduzida por uma equipe da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) do IFI, composta pelo auditor-líder, Tecnologista Rubens Aparecido Adriano Lessa, e pelos auditores Capitão André Lúcio da Silva, Capitão Carlos Eduardo Xavier da Silva e Engenheiro Alexandre Degasperi. Também participou, como auditor-aspirante, o Capitão Rafael Macêdo Trindade, do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC).


Foram auditados diversos processos organizacionais relacionados ao produto, incluindo Qualidade, Programa, Produção (KC-390 para a Força Aérea Brasileira – FAB – e para a Força Aérea Portuguesa – FAP), A-29 (FAP), linha de produção do Gripen, Suporte, Calibração, Aquisição, Logística, entre outros.


“A auditoria proporcionou uma visão abrangente do sistema de gestão adotado pela EMBRAER, permitindo verificar a maturidade dos processos e o comprometimento da organização com os requisitos contratuais e normativos. Essa constatação reforça a confiança do IFI no atendimento das exigências de qualidade estabelecidas pelo COMAER”, afirmou o Tecnologista Rubens Aparecido Adriano Lessa, auditor-líder da missão.


Os resultados indicaram que a contratada/subcontratada possui seu SGQ implementado em conformidade com os requisitos da AQAP 2110, conferindo ao IFI a confiança necessária para assessorar a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) no cumprimento dos requisitos contratuais relativos à qualidade.

Fim do conteúdo da página