Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

 

Entre os dias 6 e 8 de maio de 2025, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na empresa AEL Sistemas S.A., sediada em Porto Alegre (RS).


A auditoria integra as ações de Garantia Governamental da Qualidade (GGQ), previstas nos contratos de aquisição de recursos bélicos aeroespaciais dos Projetos F-X2, KC-390 e A-29. O objetivo principal foi verificar a conformidade do SGQ da empresa em relação aos requisitos da norma AQAP 2110 – Requisitos OTAN de Garantia da Qualidade para Projeto, Desenvolvimento e Produção –, com foco na garantia da qualidade dos produtos destinados ao Comando da Aeronáutica (COMAER).


A equipe responsável foi composta por auditores da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) do IFI, sendo liderada pelo Tecnologista Rubens Aparecido Adriano Lessa, com apoio do Suboficial Especialista em Bélica e Eletrônica Wagner Braz Tavares.


Durante a auditoria, foram avaliados diversos processos da organização com impacto direto no produto, incluindo áreas como Qualidade, Produção, Calibração, Aquisição, Logística, entre outros.


“A atuação da AEL demonstrou um elevado nível de organização e aderência aos requisitos normativos. A maturidade do sistema auditado reforça a confiança do IFI no cumprimento dos compromissos contratuais relacionados à qualidade”, destacou o Tecnologista Rubens Lessa, auditor-líder da missão.


Os resultados evidenciaram que a contratada/subcontratada mantém seu SGQ implementado em conformidade com os requisitos da AQAP 2110, permitindo ao IFI continuar assessorando a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) quanto à conformidade dos produtos entregues pela AEL Sistemas S.A.

Fim do conteúdo da página