Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

 No período de 05 a 09 de maio de 2025, a equipe formada pelo 1S QSS BMA Ari Franco Neto, pelo Técnico Guilherme Franco Vieira e pela Técnica Kellen Regina de Lima Martins realizou Visita de Assistência Técnica (VAT) nas dependências do Parque de Material Eletrônico do Rio de Janeiro (PAME-RJ). A VAT teve como foco avaliar a verificação das ações referentes às oportunidades de melhoria apontadas na visita anterior, orientar o laboratório quanto às atualizações das normas do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA) e auxiliar nas soluções de eventuais dificuldades enfrentadas pelo laboratório.


O Laboratório Regional de Calibração (LRC) do PAME-RJ garante a rastreabilidade de equipamentos em diversas áreas em atendimento ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), abrangendo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e respectivos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA’s), que são responsáveis por prestar serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.


Todas as ações conduzidas no decorrer da VAT tiveram como foco o fortalecimento, eficiência, rastreabilidade e qualidade da metrologia nos sistemas de medição da Força Aérea Brasileira (FAB).


Segundo o Servidor Guilherme Franco Vieira, “a visita técnica foi fundamental para o aprimoramento contínuo do LRC do PAME-RJ. Foi possível observar que as melhorias técnicas e a padronização de procedimentos, realizadas pelo laboratório, não só reforçam a cultura de qualidade e segurança nos processos do SISMETRA, como também impactam diretamente na eficácia operacional da Força Aérea Brasileira. Essa autonomia metrológica é crucial para a garantia do controle do espaço aéreo brasileiro e segurança em voo no país”.

Fim do conteúdo da página