Entre os dias 25 e 27 de junho de 2025, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) conduziu uma auditoria para a primeira certificação no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), com base nos requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade.
A equipe auditora foi composta pelo auditor-líder, Maj Av Elkeaer Sezalpino Mioto, e pelos auditores Cap QOEA Anv Leandro Guimarães Ribeiro, Eng. Fernando Amâncio dos Santos e Tec. Alessandro Claudino Pereira, todos integrantes da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) do IFI.
A auditoria teve como escopo a avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade do CLA aplicado aos processos relacionados à Segurança de Voo Espacial, abrangendo as atividades de planejamento, preparação, execução e monitoramento de operações de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais. Foram analisados os controles implementados para garantir a confiabilidade, a conformidade técnica e a mitigação de riscos nas operações realizadas pela organização.
O CLA, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e localizado no município de Alcântara (MA), tem como missão realizar lançamentos e rastreio de engenhos aeroespaciais, a fim de contribuir para o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.
“O processo de certificação representa um marco histórico para o CLA, ao evidenciar o compromisso da organização com a excelência, a padronização e a melhoria contínua no contexto da Segurança de Voo Espacial. Além de aumentar a confiabilidade das operações, fortalece a cultura da qualidade e posiciona o CLA em um novo patamar de maturidade organizacional.”, destacou o Maj Av Elkeaer, chefe da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão e auditor-líder da equipe.
Redes Sociais