Na manhã de quarta-feira, 20 de agosto de 2025, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em cerimônia realizada em suas dependências, comemorou 54 anos de existência. Presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, o evento reuniu diversas autoridades militares e civis de organizações das Forças Armadas, instituições públicas e empresas do setor aeroespacial.
Na cerimônia, foram entregues diplomas aos seguintes membros honorários da Força Aérea Brasileira (FAB): Cristiano Queiroz Vilanova, Coordenador de Licenciamento, Normas e Comercialização da Agência Espacial Brasileira (AEB), Fernando Alves Rodrigues, Chefe do Laboratório de Interferometria da Divisão de Metrologia Óptica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), e José Carlos Coelho Carvalho, Gestor de Entrega de Aeronaves de Defesa da EMBRAER.
Prestou-se também homenagem aos servidores com 10, 20 e 30 anos de trabalhos dedicados ao IFI. São eles: Técnico Kátia Mathias de Azevedo, Auxiliar em C&T Anderson da Silva Lima, Auxiliar em C&T Marcos Medina de Souza, Auxiliar em C&T Telbas Moreira dos Santos, Assistente em C&T Cleber Martins Pereira e Tecnologista Luciano Gianizeli Rodrigues.
Foram impostas, por fim, medalhas de tempo de serviço aos seguintes militares: Major Aviador Daniel Jorge, Capitão Engenheiro Bruno Rodrigo Dutra e Capitão Engenheiro Carlos Eduardo Xavier da Silva (20 anos); Capitão Engenheiro Dirceu Olímpio de Lima Duarte e Capitão Engenheiro Rafael Leonardo de Sena e Vasconcelos (10 anos).
Em discurso proferido durante a celebração, o Diretor do IFI, Coronel Aviador Marcelo Zawadzki, citou o avanço do Instituto, no último ano, na construção de um grande legado em prol da sociedade brasileira, especialmente nos campos estratégicos da atividade aeronáutica e espacial, abrangendo tanto as vertentes militares quanto as civis. Nesse contexto, foram destacadas algumas realizações relevantes. “No âmbito da manutenção e construção de nossas capacidades operacionais, emitimos Certificados de Aeronavegabilidade Inicial e renovamos Permissões Especiais de Voo, visando a entrada em operação de novas aeronaves, bem como a continuidade dos ensaios de desenvolvimento e certificação de novas capacidades dessas plataformas. (...). No tocante ao nosso envolvimento na área espacial, participamos de reuniões de gerenciamento do Projeto Lessônia e da Flight Acceptance Review, que precede o envio dos satélites para a operação de lançamento. Além disso, estivemos presentes na Reunião Geral do Grupo de Interfaces de Lançamento, com o objetivo de gerar recomendações de segurança para futuras operações nos centros de lançamento do nosso Complexo Espacial Brasileiro”.
Destaque profissional – Como parte das comemorações, realizou-se, um pouco antes do início da cerimônia de aniversário, o descerramento das fotos dos destaques profissionais do IFI do ano de 2025. O Analista em C&T Vladimir Minas, o Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves André Luiz Silva de Almeida, a Assistente em C&T Taís Destro Otero e o Soldado de Primeira Classe Marcos Vinícius Oliveira dos Santos, selecionados como destaques profissionais deste ano, receberam, acompanhados dos familiares, homenagens da Direção do Instituto.
IFI – O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, criado em 20 de agosto de 1971, tem como missão prestar serviços e realizar Pesquisa de Tecnologia Industrial Básica nas áreas de normalização, metrologia, certificação e coordenação industrial, para produtos e sistemas aeronáuticos militares e espaciais, a fim de fomentar o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.
Redes Sociais