Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

2025 08 20 54 Aniversário do IFI por SC Heglas 111.jpg editada

 

Na manhã de quarta-feira, 20 de agosto de 2025, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em cerimônia realizada em suas dependências, comemorou 54 anos de existência. Presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, o evento reuniu diversas autoridades militares e civis de organizações das Forças Armadas, instituições públicas e empresas do setor aeroespacial.

2025 08 20 54 Aniversário do IFI por SC Heglas 043.jpg editada
Na cerimônia, foram entregues diplomas aos seguintes membros honorários da Força Aérea Brasileira (FAB): Cristiano Queiroz Vilanova, Coordenador de Licenciamento, Normas e Comercialização da Agência Espacial Brasileira (AEB), Fernando Alves Rodrigues, Chefe do Laboratório de Interferometria da Divisão de Metrologia Óptica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), e José Carlos Coelho Carvalho, Gestor de Entrega de Aeronaves de Defesa da EMBRAER.

2025 08 20 54 Aniversário do IFI por SC Heglas 076.jpg editada
Prestou-se também homenagem aos servidores com 10, 20 e 30 anos de trabalhos dedicados ao IFI. São eles: Técnico Kátia Mathias de Azevedo, Auxiliar em C&T Anderson da Silva Lima, Auxiliar em C&T Marcos Medina de Souza, Auxiliar em C&T Telbas Moreira dos Santos, Assistente em C&T Cleber Martins Pereira e Tecnologista Luciano Gianizeli Rodrigues.

2025 08 20 54 Aniversário do IFI por SC Heglas 090.jpg editada
Foram impostas, por fim, medalhas de tempo de serviço aos seguintes militares: Major Aviador Daniel Jorge, Capitão Engenheiro Bruno Rodrigo Dutra e Capitão Engenheiro Carlos Eduardo Xavier da Silva (20 anos); Capitão Engenheiro Dirceu Olímpio de Lima Duarte e Capitão Engenheiro Rafael Leonardo de Sena e Vasconcelos (10 anos).


Em discurso proferido durante a celebração, o Diretor do IFI, Coronel Aviador Marcelo Zawadzki, citou o avanço do Instituto, no último ano, na construção de um grande legado em prol da sociedade brasileira, especialmente nos campos estratégicos da atividade aeronáutica e espacial, abrangendo tanto as vertentes militares quanto as civis. Nesse contexto, foram destacadas algumas realizações relevantes. “No âmbito da manutenção e construção de nossas capacidades operacionais, emitimos Certificados de Aeronavegabilidade Inicial e renovamos Permissões Especiais de Voo, visando a entrada em operação de novas aeronaves, bem como a continuidade dos ensaios de desenvolvimento e certificação de novas capacidades dessas plataformas. (...). No tocante ao nosso envolvimento na área espacial, participamos de reuniões de gerenciamento do Projeto Lessônia e da Flight Acceptance Review, que precede o envio dos satélites para a operação de lançamento. Além disso, estivemos presentes na Reunião Geral do Grupo de Interfaces de Lançamento, com o objetivo de gerar recomendações de segurança para futuras operações nos centros de lançamento do nosso Complexo Espacial Brasileiro”.


Destaque profissional – Como parte das comemorações, realizou-se, um pouco antes do início da cerimônia de aniversário, o descerramento das fotos dos destaques profissionais do IFI do ano de 2025. O Analista em C&T Vladimir Minas, o Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves André Luiz Silva de Almeida, a Assistente em C&T Taís Destro Otero e o Soldado de Primeira Classe Marcos Vinícius Oliveira dos Santos, selecionados como destaques profissionais deste ano, receberam, acompanhados dos familiares, homenagens da Direção do Instituto.

2025 08 20 54 Aniversário do IFI por SC Heglas 001.jpg editada
IFI – O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, criado em 20 de agosto de 1971, tem como missão prestar serviços e realizar Pesquisa de Tecnologia Industrial Básica nas áreas de normalização, metrologia, certificação e coordenação industrial, para produtos e sistemas aeronáuticos militares e espaciais, a fim de fomentar o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.

Fim do conteúdo da página