Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

14.jpg editada

No dia 21 de agosto de 2025, em cerimônia realizada no Quartel-General do Exército Brasileiro (EB), em Brasília (DF), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) recebeu, das mãos do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a Medalha do Pacificador, honraria concedida pelo EB a instituições militares e civis.


“O Instituto recebeu esta condecoração por relevantes serviços prestados que contribuíram para o cumprimento da missão do Exército”, explicou o Diretor do IFI, Coronel Aviador Marcelo Zawadzki.


Medalha do Pacificador – A Medalha do Pacificador foi mandada cunhar pela Portaria nº 345, de 25 de agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento.


O Governo da República, em 1954, autorizou o uso dessa condecoração nos uniformes militares.


A partir de 1955, transformou-se em honraria a ser conferida a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que tivessem prestado assinalados serviços ao Exército, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.

Fim do conteúdo da página