A Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), com o apoio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD – GC), ambas pertencentes ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), ministrou o Curso de Interpretação da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, no período de 22 a 26 de setembro, contando com a presença de diferentes organizações militares da Força Aérea Brasileira, além da participação de representantes da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.
A solenidade de abertura foi realizada pelo Coronel Aviador Kildary Sena do Nascimento, Vice-Diretor do IFI, que parabenizou e agradeceu o interesse dos alunos pela participação no curso. Em sua fala, destacou a importância de manter uma postura contínua de busca por conhecimento e atualização técnica, especialmente em áreas estratégicas como a metrologia, essencial para garantir a rastreabilidade e a confiabilidade dos ensaios e calibrações que impactam diretamente na segurança e eficiência operacional dos sistemas aeroespaciais.
Os instrutores discorreram sobre todos os requisitos presentes na norma, além de conduzirem exercícios de fixação dos conhecimentos transmitidos.
A solenidade de encerramento do curso foi conduzida pelo Major QOCon3 MEC Gabriel Scomparin Silva, chefe da CMA, que parabenizou os alunos pela conclusão do curso e ressaltou que esta capacitação representa apenas o início de uma jornada contínua de aprendizado. Destacou ainda que os conhecimentos adquiridos são fundamentais para a manutenção da confiabilidade dos laboratórios e dos resultados por eles gerados, refletindo diretamente na segurança de voo e no fortalecimento do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA), contribuindo de forma decisiva para o sucesso das missões da Força Aérea Brasileira, voltadas à defesa da pátria, ao controle do espaço aéreo e à integração do território nacional.
A partir de 2026, este curso será ofertado exclusivamente na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com a tutoria dos instrutores da CMA, representando um avanço estratégico que amplia o alcance e garante a continuidade do processo de capacitação, fortalecendo ainda mais a confiabilidade metrológica no âmbito do SISMETRA.
Redes Sociais