Numa operação inédita que envolveu um total de 29 especialistas, 22 da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA/IFI), 4 da Divisão de Sistemas de Gestão (CSG/IFI), um do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), um do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a Assessoria Técnica do IFI e mais de 70 profissionais da empresa, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI realizou, na semana de 25 a 29 de janeiro de 2016, a primeira auditoria técnica para credenciamento de pessoa jurídica para certificação de projetos do setor aeroespacial.
Essa auditoria teve como objetivo avaliar tecnicamente a capacidade da empresa EMBRAER como Organização de Projeto Credenciada (OPC) na condução de certas atividades no processo de certificação do projeto da aeronave KC-390, conforme previsto na DCA 800-2 “Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER”.
Esse trabalho é de fundamental importância para o COMAER uma vez que se trata da implementação de um conceito adotado por diversas Autoridades Certificadoras ao redor do mundo e conduz a fabricante do KC-390 ao mais alto nível de qualidade de desenvolvimento de projetos. Tal metodologia põe a futura plataforma de assalto aeroterrestre, infiltração e exfiltração aérea, ressuprimento, reabastecimento em voo, transporte aero logístico, evacuação aeromédica, etc., no mesmo patamar de aeronavegabilidade inicial das melhores aeronaves do mundo. Por conseguinte, serão abertas portas para a certificação de novas empresas ou aumento do escopo da EMBRAER para outros projetos de tipo ou suplementar de tipo.
Essa foi a primeira das diversas Auditorias Técnicas que deverão ocorrer até a certificação final do projeto de tipo do KC-390, previsto para finalizar em 2018.
Redes Sociais