Na semana de 12 a 16 de setembro de 2016 foi conduzida a primeira reunião do Joint Certification Team IFI – FLYGI, com vistas a atender o estabelecido no acordo bilateral (Implementation Procedure) celebrado entre as autoridades de aeronavegabilidade brasileira e sueca para o projeto F-X2. Assim, foi discutido o processo Certificação Militar de Tipo a ser conduzido pelas duas organizações.
A reunião contou também com a participação da gerente de certificação da SAAB, fabricante do Gripen, a qual apresentou ao IFI o Plano de Certificação submetido à autoridade sueca, bem como a metodologia de trabalho da empresa como MDOA (Military Design Organisation Approval) e o próprio processo de aprovação da empresa para exercer atividades de certificação.
Durante a reunião foi sistematizado um processo de cooperação mútua entre especialistas do IFI e FLYGI no sentido de otimizar o processo de certificação dessa aeronave. Essa cooperação deve envolver teleconferências, troca de arquivos por rede segura, análises de engenharia e reuniões periódicas do JCT no Brasil e na Suécia.
Redes Sociais