A Conferência de Autoridades Militares de Aeronavegabilidade (MAWA Conference) é gerenciada pela Agência Europeia de Defesa (EDA) e é realizada desde 2009, tendo contado com representante do IFI desde sua sexta edição em 2014, quando o IFI foi convidado a participar pela Autoridade de Aeronavegabilidade Nacional Portuguesa (AAN).
Apesar de originalmente criado como um evento para os Estados Membros da EDA, devido à importância dos assuntos tratados, outros países demonstraram interesse em enviar representantes de suas autoridades militares de aeronavegabilidade. Assim, neste ano, além dos países europeus, Brasil, EUA, Noruega, Coréia do Sul e Japão também estavam presentes.
Trata-se de um evento de dois dias, com assuntos propostos pela própria EDA, que, para este ano, propôs que fossem tratados a "Harmonização dos requisitos de aeronavegabilidade militares, experiências de implementação e integração um contexto global."
Conforme exposto na palestra de abertura pelo Senhor Jorge Domecq, Chefe Executivo da EDA, com base em um estudo anterior da EDA, financiado pela Eurocopter, estima-se que a adoção pelos Estados-Membros das normas de aeronavegabilidade militares otimizadas e harmonizadas através dos requisitos europeus de Aeronavegabilidade Militar induz a uma redução de até 50% do tempo de desenvolvimento e de pelo menos 10% do custo do projeto até a certificação de tipo militar. Além disso, significativas reduções de custos também pode ser conseguidas durante a fase em serviço.
Para o Ten Cel Av José Renato de Araujo Costa, vice-diretor do IFI, a presença do IFI no MAWA Conference insere o Instituto nas discussões dos assuntos mais críticos e atuais relacionados à aeronavegabilidade militar, bem como corrobora para a consolidação da visão do IFI de "ser reconhecido como uma organização de vanguarda e de referência internacional para o fomento do complexo científico-tecnológico aeroespacial". Além disso, a participação já rendeu frutos concretos no estabelecimento de networking com autoridades europeias, tendo sido o MAWA Conference 2014 o ponto de partida para o estabelecimento do Acordo de Reconhecimento Mútuo com a Autoridade Militar Sueca (SE MAA, FLYGI em sueco), assinado em Outubro de 2015. Esse networking também está sendo valioso nas tratativas relacionadas a dificuldades em serviço, tendo sido possível abrir o canal de comunicação com a EASA por meio da EDA.
Redes Sociais