Nos dias 26 e 27 de outubro de 2016 o IFI visitou o Escritório de Certificação Militar (MCO – Military Certification Office) dos EUA em Wichita. Nessa ocasião, o Instituto, representado pelo Ten Cel Av Araujo e pelo Maj Eng Artemio, se reuniu com a equipe do próprio MCO e representantes da USAF e da US ARMY, bem como da US NAVY por audioconferência. O objetivo foi discutir assuntos de interesse mútuo relacionados à aviação militar, incluindo aeronaves derivativas de tipos civis, que são o nicho de trabalho do MCO.
Foram abordados aspectos relativos a certificação, delegação de atividades para as empresas, análise e tratamento do risco na atividade aérea, manutenção da aeronavegabilidade incluindo dificuldades em serviço, entre outros.
Verificou-se que, nos últimos anos, as Autoridades Técnicas das Forças Armadas estadunidenses estão reestruturando suas atividades e modelos de trabalho de maneira semelhante ao que o IFI tem realizado. Elas têm envidado esforços para harmonizar seus procedimentos, o que se tornou uma tendência mundial que tem por objetivo garantir a otimização do uso dos recursos e a manutenção de um elevado nível de segurança na aviação militar.
Também foi importante verificar que a necessidade de uso militar de aeronaves derivativas desenvolvidas para o mercado civil e o crescente alinhamento da certificação de aeronavegabilidade militar com critérios civis tornaram oportuna a criação de um escritório específico para a certificação militar dentro da Autoridade Civil Estadunidense (FAA – Federal Aviation Administration). Dessa forma, o MCO tem sido o diferencial para garantir o correto endereçamento e a celeridade nos processos de interesse militar dentro da FAA.
Redes Sociais