Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Índice

No dia 18 de Novembro de 2016, foi emitida pelo IFI a revisão 01 do Certificado Suplementar de Tipo (CST) Nº 001S2016, referente à instalação de um sistema de inspeção de voo, um assento de operador, novas funcionalidades no sistema aviônico, um rádio V/UHF e um sistema SATCOM, nas aeronaves Legacy 500 que integrarão o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).

Este CST pertence à segunda fase do projeto I-X, Contrato 009/DCTA-COPAC/2014, o qual é destinado a prover seis modernas aeronaves EMBRAER Legacy 500, com tecnologias no estado da arte, como “fly by wire” e EFB (Electronic Flight Bag), em complementação à atual frota do GEIV, composta das aeronaves Embraer IC-95 Bandeirante e Hawker HS-800.

Essas novas aeronaves serão utilizadas para inspeções em voo, ensaios e como laboratórios de desenvolvimento dos auxílios à navegação aérea nacional e poderão atuar, eventualmente, em outros países, por meio de contratos com o Brasil. A unidade de matrícula FAB 3601, o primeiro Legacy 500 - designação militar IU-50, já foi entregue ao GEIV em 23 de setembro de 2016, no Rio de Janeiro (RJ). A segunda unidade será entregue em breve, para compor a nova frota nacional de inspeção em voo.

Este projeto tornou-se um marco e um ganho significativo para a certificação militar nacional, pois o IFI, neste processo, acompanhou e avaliou tecnicamente a capacidade da empresa EMBRAER no desenvolvimento do conceito de Organização de Projeto Credenciada (OPC) na condução de certas atividades no processo de certificação suplementar de tipo do projeto I-X, conforme previsto na DCA 800-2 “Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER”.

Assim, o IFI, além de cumprir sua atribuição contratual de certificar esse projeto segundo a DCA 800-2, contribui para que as novas aeronaves do GEIV executem sua missão com confiabilidade e precisão, com mais segurança e conforto à tripulação, em um processo que desenvolve a capacidade da indústria nacional na condução de uma certificação militar nos moldes de uma Organização de Projeto Credenciada (OPC).

Fim do conteúdo da página