Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

nt01 p02 170411

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial- IFI- , unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA - realizou, no período de 03 a 07 de abril, o XV Curso de Certificação de Produto Aeroespacial.

O CCPA é oferecido anualmente e tem por objetivo introduzir profissionais do Comando da Aeronáutica - COMAER nos assuntos relacionados à certificação de produtos aeronáuticos e de sistemas de defesa aeroembarcados, bem como nas tratativas de dificuldades em serviço de produtos em operação na Força Aérea Brasileira – FAB. A base do curso é a Diretriz do Comando da Aeronáutica – DCA 800-2 “Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos do COMAER” e a Instrução do Comando da Aeronáutica – ICA 57-21 “Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico”. A DCA 800-2 estabelece normas e procedimentos, bem como atribui competências a organizações do Comando da Aeronáutica para o exercício das atividades relativas à certificação e à garantia da qualidade. A ICA 57-21, por sua vez, operacionaliza os processos relativos a estas atividades no âmbito do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA.

As aulas do XV CCPA foram ministradas para mais de 50 alunos, entre servidores civis e militares, oriundos do DCTA, do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE-, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Vôo – IPEV -, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo – ICEA -, da Diretoria de Material Bélico – DIRMAB -, do Parque de Material Aeronáutico – PAMA-SP-, do Grupo de Acompanhamento e Controle na Empresa EMBRAER – GAC-EMBRAER-, do Centro de Logística da Aeronáutica – CELOG-, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE -, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA -, da Diretoria de Material de Aviação do Exército – DMAVEX -, além do próprio IFI. O evento teve início com uma breve abertura presidida pelo Brigadeiro Engenheiro Demétrio, Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, que enfatizou a importância do curso no âmbito do setor aeroespacial brasileiro: “Temos aqui profissionais das mais diversas empresas do setor aeroespacial e unidades das forças armadas brasileiras buscando a melhoria do conhecimento e a eficácia na garantia dos serviços relacionados à certificação de produtos aeronáuticos”.

O curso de CCPA teve início no final dos anos 90 e já capacitou mais de 500 profissionais. De acordo com o cordenador do curso, Major Engenheiro Dener Vasconcelos, “a realização do CCPA vem contribuindo continuamente para esclarecer e ratificar a importância que cada um dos elos do COMAER, envolvidos na certificação de produtos aeroespaciais bem como nas fases do Ciclo de Vida de Sistemas e Materiais na Aeronáutica, assume para se garantir o cumprimento seguro das missões”.

 

nt01 p01 170411

nt01 p03 170411

Fim do conteúdo da página