Entre os dias 8 e 12 de maio de 2017, integrantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), estiveram na Suécia para acompanhar a auditoria no sitema MPOA (Military Production Organization Approval) realizada pela FLYGI (Autoridade de Aeronavegabilidade Militar Sueca) na empresa SAAB. "A experiência do IFI proporcionou novos ares à auditoria que o Instituto já realiza e nosso esforço foi muito bem recebido pela equipe da FLYGI", destacou o Major Aviador Guilherme Moreira de Souza, um dos responsáveis por representar o IFI na missão.
Durante a viagem, também, foi apresentado ao IFI a documentação relacionada ao Sistema de Garantia de Projeto da SAAB, a qual suporta a empresa como MDOA (Military Design Organization Approval). Além disso, os representantes do IFI conduziram reuniões, separadamente, com SAAB, FLYGI e FMV. Vários assuntos relevantes foram acordados e passos importantes para o sucesso da certificação do Gripen E/F foram estabelecidos.
Sobre a nova aeronave de combate da FAB - O Gripen E/F, da fabricante sueca SAAB, é um caça de quinta geração que atenderá às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) para os próximos 30 anos. A compra de 36 aeronaves, anunciada no final de 2013, faz parte do Projeto FX-2 do Programa de Articulação e Equipamento da Defesa. Os caças farão parte do sistema de defesa aérea do País.
A empresa SAAB, como parte do acordo de aquisição do GRIPEN E/F, trabalhará na transferência de tecnologia e em parcerias com a FAB. Um dos trabalhos estão relacionados com o DCTA. Serão seis programas de cooperação de pesquisa e tecnologia, envolvendo desde o design de aeronaves até engenharia aeroespacial. O objetivo é estabelecer requisitos a serem utilizados em projetos futuros de desenvolvimento.
Redes Sociais