O Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA) comemora o seu trigésimo aniversário no dia 7 de dezembro. O SISMETRA foi criado a partir de estudos iniciados no ano de 1977 pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP) com a responsabilidade de sua implantação. Em 1982, o antigo Centro Técnico Aeroespacial (CTA) incrementou o planejamento, a implantação e a execução do projeto Metrologia Aeroespacial sob a responsabilidade do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
Durante o processo de criação, as primeiras atividades de Metrologia no CTA foram acreditadas pelo INMETRO em 7 de fevereiro de 1985, nas medições de ângulo e comprimento na área dimensional. Avante no tempo, após formalização com instituições de pesquisa e tecnologia, como a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) e INMETRO, para implantação da confiabilidade metrológica nos laboratórios do CTA, é instituído o SISMETRA, no âmbito do antigo Ministério da Aeronáutica, por meio da Portaria nº 858/GM3, de 7 de dezembro de 1988.
Atualmente, o SISMETRA, tendo o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) como Órgão Central e o IFI como braço executor do Sistema, tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas com a metrologia no âmbito da Força Aérea Brasileira, assegurando a confiabilidade, a comparabilidade e a rastreabilidade das calibrações, medições e ensaios realizados em proveito da segurança de voo sob a responsabilidade da FAB.
O SISMETRA realiza a bienalmente o Seminário de Metrologia Aeroespacial, conhecido no ramo da Metrologia Brasileira como SEMETRA, com o objetivo de criar um célebre e ímpar momento de intercâmbio de ideias, debates e contato entre a comunidade científica, industrial e empresarial do ramo da metrologia. A programação do evento é composta de palestras e debates voltados a questões técnicas, além de exposições de empresas do setor. A décima terceira edição do SEMETRA será realizada de 2 a 4 de julho de 2019, sob coordenação do IFI, nas instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Redes Sociais