A FAB, REPRESENTADA PELA COPAC E PELO IFI PARTICIPOU CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA GLOBAL OFFSET & COUNTERTRADE ASSOCIATION, GOCA FALL 2018.
A Conferência da Global Offset & Countertrade Association foi realizada no período de 21 a 25 de outubro de 2018, na cidade de Vancouver no Canadá, e contou com a participação de 148 organizações representadas por 254 membros de governos e das maiores empresas fornecedoras de offset (compensação tecnológica, industrial e comercial).
A adoção de medidas de compensação e contrapartidas tecnológicas, industriais e comerciais é praticada comum nas aquisições governamentais, especialmente na área de defesa, com destaque para a área aeroespacial. É uma importante ferramenta para o desenvolvimento tecnológico e industrial das nações que precisam adquirir no mercado internacional produtos de alta tecnologia. Desta forma, é imprescindível que as organizações envolvidas na implementação da DCA 360-1, Política de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica da Aeronáutica, mantenham-se atualizadas e alinhadas com as melhores práticas internacionais.
No âmbito do COMAER, o IFI congrega especialistas em offset para realizar o assessoramento técnico necessário aos diversos órgãos contratantes do Comando da Aeronáutica, como a COPAC, que negocia e gerencia os Acordos de Compensação decorrentes de seus contratos.
A delegação da Força Aérea participou ativamente de três atividades chaves durante a Conferência, a saber:
Os representantes da FAB integraram a mesa de discussão do Knowledge Sharing Session Government Officials, realizado no dia 22/10/18, para o compartilhamento de experiências referentes a prática de compensação com representantes dos governos do Brasil, Canadá, Espanha, Noruega, Austrália, Omam, África do Sul, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Neste workshop discutidas as principais dificuldades encontradas pelos órgãos governamentais na implementação de Acordos de Compensação com resultados significativos. Foram debatidos temas como: multiplicadores utilizados, valorações de tecnologia, prioridades de projetos a serem propostos, além de outros.
No evento plenário, representantes dos governos do Canadá, Brasil, Holanda, Coreia do Sul, Austrália, Grécia, Israel, Turquia e África do Sul apresentaram suas Políticas de Compensação e as mudanças em andamento em seus países. Empresas de alcance global como a Cisco System, GDELS, PwC, Raytheon Company, BAE System, Northrop Grumman, Bell, GE Aviation, SAFRAN e Boeing Defense Space & Security também realizaram apresentações sobre suas políticas de offset.
O Brasil apresentou dois temas no plenário da Conferência. O Cel. Av Refm. Affonso Henriques Rodrigues de Sousa, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Industrial do IFI, apresentou o tema Brazil’s Overview in Offset and his Trends, em que abordou a evolução da Política de Offset no Brasil e as características e critérios utilizados nos processos do COMAER e o Maj. Int. Rodrigo Antônio Silveira dos Santos, Chefe da Subdivisão de Acordos de Compensação da COPAC, apresentou o tema Managing Defense Offsets in Brazil: The Case of COPAC, em que apresentou os grandes projetos da COPAC e informações sobre os Acordos de Compensação gerenciados por aquela Organização.
Os oficiais da FAB presentes participaram ainda do treinamento Industry & Government Training, que abordou o tema Shifting Tides – Dealing with Changing Offset Guidelines, em que foram debatidos com maior grau de detalhamento as práticas de offset e a evolução das políticas de compensação do Canadá, Brasil, Coréia do Sul e Grécia.
O Maj. Int. Silveira ministrou uma instrução específica sobre o processo de offset no COMAER, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa, a conexão entre empresas da base nacional de defesa e os esforços para cumprir os acordos de compensação, que estão se tornando cada vez mais complexos.
Durante o evento, ocorreram conversações sobre a proposta do Brasil sediar uma próxima conferência do GOCA, realçando assim o protagonismo assumido pelo Brasil no cenário internacional.
Os objetivos propostos para a missão foram plenamente alcançados, uma vez que foi possível apresentar a Política de Compensação do COMAER às principais empresas ofertantes de offset, atraindo assim a atenção de grandes empresas para o estabelecimento de parcerias estratégicas que podem levar ao crescimento da Base Industrial de Defesa e observar as práticas de offset adotadas em diferentes países, com destaque para as mudanças que estão sendo implementadas por diversos países em termos de cooperação industrial.
Redes Sociais