O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), comemorou seu aniversário de 48 anos em solenidade militar no dia 15 de agosto de 2019.
O IFI iniciou suas atividades em 20 de agosto de 1971, sendo sua missão voltada para prestar serviços e realizar pesquisas de Tecnologia Industrial Básica, nas áreas de normalização, metrologia, certificação e coordenação industrial, para produtos e sistemas aeronáuticos militares e espaciais, a fim de fomentar o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.
A cerimônia militar contou com a presença do Major Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, Vice-Diretor do DCTA, que presidiu a solenidade, além de ex-Diretores do IFI, autoridades militares e civis.
Durante a solenidade, foram entregues homenagens aos servidores civis e militares como o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB), destaques profissionais àqueles que se envolvem proativamente e de modo eficiente a atividade do Instituto, e ainda a imposição das medalhas de tempo de serviço, que demonstram o reconhecimento por cada década inteiramente dedicada ao serviço da pátria
A importância da sinergia e união entre a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, nas atividades do Instituto, foi representada na composição do Estado-Maior da Tropa, constituído por um integrante de cada Força Armada.
Na menção da Ordem do Dia, o Diretor do IFI, Coronel Aviador José Renato de Araújo Costa, ressaltou que o Instituto “depende do trabalho de todos os seus servidores civis e militares, nível superior, técnico e auxiliar, do Diretor ao soldado mais moderno. Cada um, dentro de suas capacidades e em suas áreas de atuação, contribui sobremaneira para que nossa organização seja o que é hoje: uma Organização de Vanguarda, reconhecida pela excelência na execução das atividades de Tecnologia Industrial Básica (TIB) para o Fomento do Poder Aeroespacial Brasileiro”.
O Cel. Araújo destacou ainda que desde 1976, o IFI tem celebrado diversos acordos internacionais como com a FAA (Federal Aviation Administration), que o coloca no mesmo nível de outras Autoridades de Aeronavegabilidade Militar (em inglês MAA - Military Airworthiness Authority). Em 2015 celebrou-se com o FLYGI sueco um acordo relacionado ao Gripen. Posteriormente, em 2018, estabeleceu-se o reconhecimento mútuo com o National Airworthiness Council (NAC), que reúne as três Forças Armadas Estadunidenses, a NASA e os Fuzileiros Navais, no qual mutuamente foram reconhecidos como adequada a estrutura e a forma de tratamento da aeronavegabilidade da frota desde sua certificação até a desativação, no qual o IFI exerce o papel de Autoridade Técnica de Aeronavegabilidade Militar Nacional.
Redes Sociais