A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, na Ala 2 (Anápolis - GO), a primeira aeronave multimissão KC-390 no dia 4 de setembro de 2019. No evento, ocorreu também a entrega da Permissão Especial de Voo inicial (PEVi) para a entrada em serviço da aeronave KC-390 FAB 2853. Essa permissão atesta que a aeronave está em condições seguras para ser operada pelo COMAER no cumprimento da missão.
O processo que viabilizou a emissão da PEVi foi planejado, coordenado e executado durante os meses que antecederam a entrega da aeronave, com diversas tratativas e alinhamentos entre o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a EMBRAER. Nesse processo, foi estabelecida a metodologia mais adequada para realizar as verificações documentais e físicas da aeronave, ficando evidente o valor agregado ao projeto com as atividades de certificação executadas que embasaram a emissão da PEVi.
A DCA 800-2 (Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER) estabelece que compete ao DCTA a certificação de projeto militar. Tal atividade é detalhada na ICA 57-21 (Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico), que estabelece a emissão de PEVi para aeronaves cujo processo de certificação militar ainda não foi concluído, como é o caso do KC-390.
Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 terá capacidade de realizar missões de transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária e combate a incêndio, dentre outras. Ele foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.
O IFI será Autoridade Primária de Aeronavegabilidade sobre a frota mundial de aeronaves KC-390 durante toda a vida em serviço do produto certificado. A emissão da PEVi é o último passo dentro da verificação desta Autoridade para a entrada em serviço de cada matrícula do KC-390, o que contribui para “a segurança, o desempenho conforme requisitos e a disponibilidade da frota”, salientou o Coronel Aviador José Renato de Araujo Costa, Diretor do IFI.
Este projeto tem elevado potencial de aceitação mundial, seguindo a trilha de outros projetos de sucesso da EMBRAER. Além disso, incorpora a concepção da Dimensão 22, que enfatiza a área em que a Força Aérea é responsável por Controlar, Defender e Integrar no país. Sendo assim, o Comando da Aeronáutica (COMAER) busca seguir as melhores práticas das Autoridades de Aeronavegabilidade Militar ao certificar suas aeronaves, contribuindo para a garantia da segurança e do cumprimento da missão conforme requisitos estabelecidos em contrato.
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