Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

NT03 20191125

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, no período de 14 a 16 de outubro, a primeira reunião para o reconhecimento por parte da Autoridade Aeronáutica Nacional Portuguesa (AAN), em Amadora - Portugal.

    O objetivo do acordo é o Reconhecimento da AAN ao IFI, nas áreas de inspeção, certificação, produção e aeronavegabilidade continuada dos produtos militares sob sua competência e responsabilidade. As atividades para viabilizar tal reconhecimento, devem incluir a análise de documentações técnico-administrativas e as visitas técnicas nos dois países.

    Esse reconhecimento facilitará o intercâmbio de informações relativas aos produtos mutuamente operados, contribuindo para a garantia do desempenho, da segurança e da disponibilidade de nossas aeronaves e produtos aeronáuticos. Além disso, a importância se estende não apenas ao Comando da Aeronáutica, mas também a toda a indústria aeroespacial e de defesa, uma vez que os certificados emitidos pelo Instituto podem ser reconhecidos pela AAN de modo mais célere, beneficiando a indústria nacional desses setores em eventuais aquisições e operações de produtos nacionais pelo mercado Português.

    Dada a dimensão e o nível de tecnologia desses setores em território Português, o reconhecimento ratifica de forma inequívoca o nível de competência brasileiro em todas as fases do ciclo de vida de produtos aeroespaciais e de defesa, reforçando o Brasil como um dos principais players do setor aeronáutico mundial.

Segundo o Coronel Araujo, diretor do IFI, a atividade está alinhada com a Visão do IFI de “Ampliar o reconhecimento como autoridade técnica de aeronavegabilidade militar brasileira, bem como uma organização de vanguarda e de referência internacional para o fomento do complexo científico-tecnológico aeroespacial brasileiro” e facilitará futuras vendas da aeronave brasileira KC-390 a outros clientes europeus.

NT02 20191125

NT01 20191125

Fim do conteúdo da página