A Conferência de Aeronavegabilidade Militar da EDA (Agência Europeia de Defesa) - MAC 2019, organizada com o apoio do Departamento de Segurança de Voo das Forças Armadas da Lituânia, ocorreu nos dias 9 e 10 de outubro em Vilnius, Lituânia. Esta 11ª Conferência anual organizada sob os auspícios do Fórum das Autoridades de Aeronavegabilidade Militar (MAWA) reuniu cerca de 140 delegados de organizações industriais e governamentais de 34 países da UE e de fora da UE, representando um amplo espectro de conhecimentos em aviação civil e militar. O tema da conferência deste ano foram "10 anos de harmonização da aeronavegabilidade - conquistas e lições aprendidas". A conferência foi aberta pelo vice-presidente executivo da EDA, Olli Ruutu, seguida de um discurso de boas-vindas do vice-ministro de Defesa Nacional da Lituânia, Vytautas Umbrasas. Durante a Conferência, os delegados acompanharam 12 apresentações, cobrindo uma ampla variedade de tópicos e desafios atualmente enfrentados pela comunidade de aeronavegabilidade militar, não apenas na Europa, mas também em todo o mundo.
Na estrutura global da implementação do EMAR, várias nações apresentaram sua maneira nacional de implementar EMARs, com base em uma implementação do zero, em uma migração de um sistema legado já em vigor ou aplicado apenas a aeronaves recém-adquiridas. De qualquer forma, o objetivo de uma implementação padronizada do EMAR como base para um único sistema de aeronavegabilidade europeu foi ressaltado, principalmente pela indústria. Isso é essencial para alcançar os benefícios previstos da cooperação multinacional no desenvolvimento e suporte em serviço, bem como para estabelecer uma rede de comunicação eficiente com o objetivo de mitigar os riscos de segurança comuns aos países que operam o mesmo tipo de aeronave.
Foram apresentadas oportunidades para melhorar a supervisão da Autoridade sobre os CAMOs (Organizações de Gerenciamento da Aeronavegabilidade Continuada), implementando uma abordagem de Supervisão Baseada em Riscos e Desempenho (RPBO), em conformidade com o novo Regulamento Básico da AESA. Esses princípios do RPBO também poderiam ser aplicáveis às organizações de Design, Produção e Manutenção. Também foi ministrada uma apresentação específica sobre a capacidade de operar aeronaves militares com risco de aeronavegabilidade elevado, destacando a necessidade de as autoridades da aviação militar cooperarem para resolver esse problema comum. A conferência forneceu oportunidades importantes para o trabalho em rede, garantindo que os delegados pudessem maximizar seu tempo entre si, acompanhando apresentações individuais com discussões mais detalhadas relacionadas a questões nacionais específicas.
Segundo o Diretor do IFI, Coronel Aviador José Renato de Araujo Costa, é muito importante que o IFI sempre seja representado nessa Conferência anual, devido ao Networking consolidado, que facilita as comunicações
entre as Autoridades em caso de eventos relacionados à Aeronavegabilidade e à Segurança de aeronaves mutuamente operadas, bem como também serve como cataliza a consolidação do Reconhecimento Mútuo entre as Autoridades de Aeronavegabilidade Militar, necessário para o reconhecimento da Certificação de produtos aeronáuticos brasileiros por nações estrangeiras como Portugal, que recentemente assinou o contrato de aquisição de aeronaves KC-390.
Fonte: https://eda.europa.eu/experts/airworthiness/mawa-events/eda-military-airworthiness-conference-2019
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