Em Setembro de 2012, por ocasião das discussões sobre a condução do processo de Certificação de Tipo Militar da aeronave KC-390, a Embraer S.A. propôs ao IFI que o processo utilizasse a empresa como Organização de Projeto Credenciada (OPC), seguindo, tanto quanto possível e adequado, o modelo utilizado pela Agência Europeia de Segurança na Aviação (EASA), o qual é descrito no Regulamento Part 21 - Subpart J - DOA (Design Organisation Approval).
Essa proposta visou implantar na empresa, naquele momento, limitado ao Projeto KC-390, um Sistema de Garantia de Projeto (SGP) capaz de garantir ao IFI a efetividade de atividades de verificação de cumprimento de requisitos da Base de Certificação da referida aeronave, quando realizadas por atores do SGP, de forma que o IFI pudesse delegar, em parte ou no todo (a seu exclusivo critério), essas atividades à empresa.
Após sete anos de desenvolvimento e aplicação do mencionado SGP, o qual passou a ser aplicado também na Certificação dos Projetos IU-50 (I-X) e E-99M, quebrando o paradigma do modelo tradicionalmente usado na certificação de produto aeronáutico, ainda praticado no Brasil. Dessa forma, IFI e EMBRAER inovaram por meio da adaptação do modelo europeu às características da aviação militar brasileira.
Por meio de extensa avaliação, a qual contou com Auditorias de Processo nas unidades Embraer de Eugênio de Melo e Gavião Peixoto, e de Acompanhamento das demonstrações de cumprimento de requisitos das Bases de Certificação dos Projetos mencionados, considerou-se a maturidade do SGP da empresa como adequada ao Credenciamento.
Assim, em 16 de Dezembro de 2019, após reunião do Comitê de Credenciamento de Pessoa Jurídica, presidido pelo Coronel Aviador José Renato de Araujo Costa, Diretor do IFI, o reconhecimento pelo grande esforço realizado por ambas as organizações, foi formalmente expresso, com a emissão do Certificado 001C2019 para a Embraer S.A., primeira Organização de Projeto Credenciada (OPC) no Brasil.
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