Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

NT001 20200302

 O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e sediada em São José dos Campos, tem um novo Diretor. O Coronel Aviador José Renato de Araujo Costa, após dois anos no Comando da Organização, passou o cargo ao Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães, no dia 3 de fevereiro.

 

NT002 20200302

 A solenidade foi presidida pelo Diretor Geral Interino do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara e contou com a presença de Oficiais Generais, ex-Diretores do IFI, Diretores de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), representantes de empresas do setor aeroespacial, além do efetivo do IFI. O Diretor Geral do DCTA destacou o trabalho desenvolvido pelo Diretor Substituído durante sua Direção no IFI: “Sob sua Direção, houveram atuações para que a visão deste Instituto, no sentido de ampliar o reconhecimento como autoridade técnica de aeronavegabilidade militar brasileira, estivesse mais perto da realidade.  A emissão do Certificado de Reconhecimento de Autoridade de Aeronavegabilidade Militar expedido pelo governo Norte Americano e a participação na conferência de aeronavegabilidade militar da Agência Europeia de Defesa são conquistas que nos fizeram ainda mais conhecidos e reconhecidos mundialmente.”, disse ainda: “Assim, meu caro amigo Coronel Araújo, só tenho a agradecer-lhe pela competência profissional, assessorias seguras e de qualidade, espírito resolutivo e proativo, que tornaram o trabalho desta Direção mais suave. Missão cumprida! Tenha certeza de ter deixado um valioso legado para o IFI, que por certo facilitará a condução do novo Diretor.”

 

NT003 20200302

 Em suas palavras de despedida, o Coronel Aviador Araujo agradeceu a todos que colaboraram com sua história no Instituto e enfatizou as diversas conquistas do Instituto frente ao cenário Internacional: “Mas não posso deixar de citar os principais marcos dessa minha caminhada no IFI, que ajudaram este Instituto a ser o que é hoje: uma Organização de Vanguarda na execução das atividades de Tecnologia Industrial Básica para o Fomento do Poder Aeroespacial Brasileiro, reconhecida internacionalmente como Autoridade Técnica de Aeronavegabilidade Militar Brasileira.”. Além disso, o Coronel aproveitou para cumprimentar o novo Diretor: “Ao Cel Magalhães desejo muito sucesso! A condução do IFI é uma atividade desafiadora e que muitas vezes requer que conheçamos a fundo muitas atividades técnicas. O bom é que estamos cercados de excelentes profissionais, que nos auxiliam a vencer esses desafios. Traga-os para seu lado e os ouça para tomar as decisões com o melhor embasamento possível. Sua experiência no COMPREP e à frente do IAOp certamente serão de grande valia no cargo que hoje você assume.”

 

NT004 20200302

 O IFI foi criado em 20 de agosto de 1971, com a finalidade de fomentar a indústria militar aeroespacial brasileira, ao promover a certificação de produtos militares da área de aviação e defesa, atuar na aferição de instrumentos embarcados em aeronaves e também na calibração de equipamentos ligados ao controle de tráfego aéreo, além da realização de auditorias nas empresas envolvidas no ramo aeroespacial.

 

NT005 20200302

 Novo Diretor
O Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães é Aspirante de 10 de Dezembro de 1996. Líder de Esquadrilha de Caça, graduou-se em Ciências Aeronáuticas, pela Academia da Força Aérea, realizou mestrado em Engenharia Eletrônica e da Computação (PPGAO - Guerra Eletrônica), pelo ITA, e realizou o Curso Superior de Comando e Estado-Maior na Alemanha,  na Führungsakademie, onde recebeu a Medalha de Desempenho Militar Alemã - Leistungsabzeichen, Nível Prata.

 

NT006 20200302

Currículo completo do Diretor

Fim do conteúdo da página