O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou inspeções para emissão da Permissão Especial de Voo inicial (PEVi) da terceira aeronave KC-390 que será entregue à FAB.
Nessa atividade, o IFI foi representado por membros da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) e da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), que realizaram inspeção física e documental em uma vasta gama de itens verificados, colaborando sobremaneira para que a FAB receba uma aeronave em conformidade com o projeto contratado.
O processo de inspeção foi coordenado e planejado durante meses de tratativas e alinhamentos com Embraer e IFI, buscando estabelecer a metodologia mais adequada para implementar as técnicas de verificações documentais e físicas da aeronave, que embasam a emissão da PEVi para a entrada em serviço da aeronave FAB 2855.
Ao final das atividades, a CPA foi capaz de finalizar o parecer técnico que dará subsídios à Direção do IFI para decidir quanto à emissão da PEVi. Neste momento, todos os assuntos pertinentes à certificação do projeto já estão alinhados entre o IFI e a EMBRAER, de forma que todos os riscos estejam mapeados e que a aeronave possa ser operada em condições seguras pelo COMAER.
Conforme a DCA 800-2 (Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER), a PEVi é um processo de competência do DCTA estabelecido na ICA 57-21 (Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico). Deve ser emitida uma PEVi para aeronaves cujo processo de certificação militar ainda não foi concluído, como é o caso do KC-390.
Cabe ressaltar que este projeto, desenvolvido conforme os requisitos que atendem às necessidades da Força Aérea Brasileira, tem elevado potencial de aceitação mundial, seguindo a trilha de outros projetos da EMBRAER de grande sucesso.
Redes Sociais