Dia 16 de julho, homenagem aos Veteranos da Força Aérea Brasileira!
Na Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 11-127, aprovada pela Portaria nº 179/GC3, de 13 de fevereiro de 2020, divulgada no Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA) Nº 031, de 17/02/2020, os militares inativos passaram a ser tratados como “Veteranos”, sendo instituído o dia 16 de julho como o “Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira”.
De acordo com as considerações da referida DCA, o termo “Veterano” é comumente utilizado para designar alguém experiente ou de notório saber e, especificamente no meio militar, uma pessoa que serviu por muitos anos nas Forças Armadas. O objetivo da medida é valorizar e reconhecer a contribuição de todos os integrantes da FAB que deixaram o serviço ativo, desde a sua criação até os dias atuais.
O dia 16 de julho de 1945 é uma data emblemática para a Força Aérea Brasileira, pois marca o retorno dos Veteranos que lutaram nos céus da Itália em meio à Segunda Guerra Mundial.
Conforme a Portaria nº 201/GC3, de 20 de fevereiro de 2020, o Dia do Veterano passa a compor a relação das datas comemorativas, consideradas eventos institucionais no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), que têm o intuito de ressaltar as efemérides relativas às tradições peculiares da Força Aérea Brasileira.
É o reconhecimento e a valorização aos homens e mulheres que vestiram o azul-aeronáutico com honra e dedicação, profissionais que labutaram em prol do engrandecimento da FAB ao longo de toda a sua história.
O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial tem a honra de homenagear neste dia todos os Veteranos que trabalharam e trabalham para enaltecer o nome do IFI e, em consequência, da Força Aérea Brasileira no cenário nacional e internacional.
Foto: Associação de Veteranos da Força Aérea Brasileira - AVFAB
Redes Sociais