O Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) adquiriu recentemente uma frota de quatro aeronaves EMB-550 (Legacy 500) desenvolvidas e produzidas pela EMBRAER, de designação FAB IU-50.
A plataforma básica EMB-550 (Legacy 500) foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A EMBRAER projetou uma modificação militar a essa plataforma (anteriormente designado de projeto INSPVOO, VU-Y ou I-X, atualmente IU-50) para atender às necessidades do GEIV de uma moderna aeronave de Inspeção em Voo com interior executivo e com a capacidade de inspecionar e verificar a confiabilidade dos dados fornecidos por equipamentos de auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso, bem como procedimentos de navegação de precisão, para garantia da segurança da frota aérea brasileira, civil e militar.
A EMBRAER apresentou este projeto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) para ser certificado. O IFI realiza essa certificação, dividida em dois processos de certificação suplementar de tipo (CST) através da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA). Também são realizadas pelo IFI, através da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), as atividades de Certificação Governamental, com auditorias no Sistema Gestão da Qualidade (SGQ) da Embraer e a Verificação Governamental da Qualidade, com o objetivo de verificar a conformidade na produção das aeronaves IU-50, adquiridas pelo COMAER.
O primeiro processo foi aprovado pelo IFI através do CST 1 e a certificação se encontra na segunda fase do processo do CST 2 (atualmente em caráter provisório), aguardando testes do sistema Ground-Based Augmentation System (GBAS). O GBAS é uma alternativa ao sistema Instrument Landing System (ILS), pois é um sistema de aproximação de grande precisão baseado em Global Positioning System (GPS) e uma estação-solo. No presente momento, a única estação-solo GBAS no território nacional está em processo de reparo.
Devido à necessidade de isolamento social e o contingenciamento provocado pela pandemia de COVID-19, a emissão da 3ª Revisão da 2ª Fase do 2º Certificado Suplementar de Tipo Provisório (CST 2 Fase 2 Revisão 3) do projeto das aeronaves FAB IU-50 foi realizada em duas etapas, a primeira em caráter avançado por via eletrônica, em 01 de abril de 2020, sendo a entrega oficial do Certificado na data de 26 de agosto de 2020 em reunião entre o Coordenador de Processo e Produto (CPP) do IFI e a nova AS (Airworthiness Specialist) do projeto junto à EMBRAER.
O evento de entrega desse Certificado é mais uma conquista do COMAER e marca uma grande evolução na certificação militar do Brasil, visto que é o primeiro Certificado de um requerente aceito pelo IFI como Organização de Projeto Credenciada (OPC), conforme previsto na DCA 800-2 “Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER”. Para a finalidade de credenciamento como OPC, através do acompanhamento e avaliações técnicas do IFI, a EMBRAER desenvolveu processos internos para a condução de diversas atividades de certificação de projeto e também mecanismos externos de garantia de aeronavegabilidade continuada em sincronia com as organizações do COMAER. Para o IFI, houve um imenso avanço técnico e de aprendizado gerencial neste projeto, pois as lições aprendidas e dificuldades encontradas podem servir como base de futuros processos de OPC em outras aeronaves, tais como os projetos do Embraer C-390 Millennium (KC-390) e da modernização da aeronave EMB-145 AEW&C (E-99M).
Entrega da 3ª Revisão do Certificado Suplementar de Tipo para aeronaves IU-50
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