Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Foto 1 matéria curso online CMA

No período de 21 a 25 de setembro de 2020, a Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ministrou o Curso de Interpretação da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, norma que trata dos requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. O curso, que contou com participantes do Comando da Aeronáutica (COMAER) e da Marinha do Brasil (MB), foi pela primeira vez executado de forma remota (online). A plataforma utilizada foi o Webex Cisco Training e os participantes realizaram a avaliação do curso via Google Docs.
O técnico Antônio Carlos dos Santos Júnior, da CMA, coordenador técnico do Curso de Interpretação da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, destaca a importância desse evento, não apenas para o IFI, mas para toda a Aeronáutica. “A importância desse curso é garantir a confiabilidade das medições feitas no COMAER. Isso tem impacto nos equipamentos de manutenção de aeronaves, nos instrumentos para o controle do espaço aéreo e até mesmo no desenvolvimento de propelentes de foguetes”.
Em função da classificação da situação mundial de pandemia, oriunda da Covid-19, e de forma a atender a demanda especificada no Programa de Trabalho Anual do IFI (PTA IFI/2020), a Subdivisão de Capacitação Laboratorial (CMA-CL) buscou aprimoramento em técnicas de aulas remotas em workshops. Segundo os instrutores do Curso de Interpretação da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, que pertencem à Subdivisão de Capacitação Laboratorial (CMA-CL), foi possível estabelecer uma comparação entre o formato remoto e o tradicional, cada qual com seus aspectos positivos e negativos, permitindo o planejamento de melhorias para as próximas edições do evento.

Fim do conteúdo da página