No período de 21 a 25 de setembro de 2020, a Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou uma auditoria metrológica remota no Laboratório de Propriedades Mecânicas – IAE/APR-PPP, o qual tem como atribuições executar ensaios mecânicos de materiais elastoméricos, corte e usinagem de propelente sólido e proteções térmicas. Na oportunidade, a CMA do IFI auditou o sistema de gestão do laboratório do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com base na Norma NBR ISSO/IEC 17025: 2017.
“A importância dessa auditoria é manter a garantia da validade dos resultados do laboratório”, explica o técnico da CMA Guilherme Franco Vieira, auditor-líder do trabalho realizado junto ao IAE. “Esse laboratório presta apoio ao setor aeroespacial no IAE. Ele possui como atribuição realizar ensaios mecânicos de materiais elastoméricos empregados nos veículos espaciais VLM-1, VS-50 e VSB-30”.
Trata-se da primeira auditoria remota executada no âmbito do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA). Em função da classificação da situação mundial de pandemia, oriunda da Covid-19, e de forma a atender a demanda especificada no Programa de Trabalho Anual do IFI (PTA IFI/2020), a Subdivisão de Capacitação Laboratorial (CMA-CL) buscou aprimoramento em técnicas de auditorias remotas em workshops e curso com especialistas externos, os quais possuem experiência em avaliação de laboratórios, entre outros, pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
O processo de auditorias remotas foi validado em auditoria interna no Laboratório de Metrologia Física (CMA-LC-F), área de Vazão. A plataforma Webex Cisco e o sistema de compartilhamento de arquivos do Zimbra Mail FAB são algumas das ferramentas utilizadas para apoio nesse novo processo.
CMA realiza primeira auditoria metrológica de forma remota
- Detalhes
Redes Sociais