No dia 21 de outubro, representantes da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), acompanhados do Coronel Aviador José Renato de Araujo Costa, ex-Diretor do IFI e atual Chefe da Seção de Ciência, Tecnologia, Inovação e Acordos de Compensação da 7ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), realizaram reunião com a Presidência e Coordenadores da Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE/ICMS) do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).
A reunião tratou de assuntos relacionados ao Incentivo Fiscal para o Setor Aeroespacial, previsto pelo Convênio ICMS 75/91. Na ocasião o Chefe da CDI, Major Especialista em Comunicações Alexander de Mello Lima, destacou aos membros do COTEPE a importância da manutenção do convênio para o setor aeroespacial, que atualmente beneficia aproximadamente 1200 empresas. Também foram apresentados os ganhos decorrentes de melhorias realizadas no processo de concessão do benefício que resultaram na redução, de 12 para aproximadamente 3 meses, do prazo para a inclusão de empresas no Convênio.
Na ocasião, também foram entregues, pelo Cel Araujo, os Títulos de Membro Honorário da Força Aérea para o Doutor Bruno Pessanha Negris, Presidente do COTEPE/CONFAZ no período de janeiro de 2018 até setembro de 2020, e da Servidora Flavia Dalton de Almeida Capella, Coordenadora do CONFAZ. As personalidades foram indicadas ao título pelo IFI, respectivamente, nos anos de 2019 e 2020 pelas importantes colaborações para o aumento da eficiência no processo de concessão do benefício previsto pelo Convênio ICMS 75/91.
Adicionalmente, no dia 20 de outubro, os representantes da CDI mantiveram reuniões com a 4ª Subchefia (Seção de Mobilização Aeroespacial, Defesa Civil e Indústria de Defesa) e 7ª Subchefia (Seção da Ciência, Tecnologia, Inovação e Acordo de Compensação) do Estado-Maior da Aeronáutica. Nestas reuniões foi apresentado o conceito do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer). Este sistema, de iniciativa do IFI, encontra-se em desenvolvimento pela CDI e CVD-TI e possibilitará a emissão de diversos Relatórios e Indicadores que auxiliarão o EMAER na tomada de decisão e demais ações estratégicas relacionadas à indústria aeroespacial.
Redes Sociais