Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

nt02 p001 20201029

Na semana em que o caça F-39 Gripen foi oficialmente apresentado ao Brasil, como parte das comemorações do Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) deu um importante passo para a incorporação do Gripen à FAB ao participar do 9º Joint Certification Team Meeting. A reunião é realizada semestralmente entre o IFI, a Autoridade de Aviação Militar Sueca, FLYGI, e a desenvolvedora da aeronave, SAAB. Desta vez, o evento ocorreu entre os dias 19 e 22 de outubro de 2020 nas instalações da SAAB em Linköping, Suécia. Os participantes atualizaram-se sobre o status dos processos de desenvolvimento e certificação do caça, identificaram pontos de atenção e discutiram as próximas ações de cada instituição em busca do sucesso na certificação da aeronave.
O Diretor do IFI, Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães, destacou o clima de amizade com que todos os envolvidos conduziram o encontro: “Fomos muito bem recebidos e vimos a dedicação das equipes para que o evento fosse o mais proveitoso possível. Foi uma semana muito intensa – com reuniões durante todo o dia – e muito produtiva. As oportunidades de contato pessoal acrescentaram um ganho de produtividade enorme ao processo, possibilitando tomadas de decisão que certamente teriam demandado muito mais tempo se tivessem sido feitas por meio de contato remoto entre os envolvidos”.
Compartilhamento de conhecimentos. O IFI é responsável pela certificação das aeronaves adquiridas pela FAB. No caso do Gripen, a certificação é conduzida em parceria com a FLYGI. Com esse modo de trabalho inovador, ambas as autoridades ganham em experiência e eficiência, compartilhando a expertise de seu pessoal e evitando a duplicação de trabalho.

Fim do conteúdo da página