Na semana de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2020, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou auditoria de produção nas instalações da SAAB em Linköping, Suécia. Trata-se de um processo de Garantia Governamental da Qualidade (GGQ) para o Programa F-X2, sendo uma atividade definida contratualmente que determina a realização de auditorias periódicas no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da SAAB, objetivando avaliar a sua eficácia em atingir os objetivos estabelecidos, ou seja, garantir a qualidade final do produto a ser recebido pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).
A auditoria foi conduzida conforme procedimentos do organismo certificador do DCTA/IFI, tendo como referência a norma AQAP 2110. As atividades desempenhadas pela equipe da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), representada pelo Major Marcos Benedito dos Santos Maia, pelo Tenente César Streit Lucena e pelo Tecnologista Rubens Aparecido Adriano Lessa, ocorreram de acordo com o planejado e tiveram um enfoque especial nas análises dos sistemas e softwares utilizados pela empresa para o seu SGQ. Em virtude das restrições impostas pelos protocolos de segurança de saúde, a auditoria teve um viés documental e sistêmico, o que a tornou extremamente proveitosa.
Ao final da auditoria, o IFI pôde atestar com propriedade que os meios utilizados pela empresa estão perfeitamente adequados ao SGQ. Os resultados alcançados após o término das verificações demonstraram que a Contratada mantém o seu SGQ implementado à luz da AQAP 2110, o que proporciona ao IFI a confiança necessária para assessorar a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) no tocante ao cumprimento dos requisitos contratuais por parte da SAAB. Como consequência, o IFI comprova que a Contratada permanece no caminho de entregar aeronaves Gripen E/F (F-39) ao COMAER com elevados índices de segurança de voo e operacionalidade.
Redes Sociais