Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

nt01 20210401

À convite do FLYGI, autoridade de aeronavegabilidade da Suécia, uma comitiva do Instituto de Coordenação e Fomento Industrial (IFI) esteve em Linköping, nas instalações da SAAB, entre os dias 23 e 27 de novembro, para realizar visita técnica em apoio ao Projeto F-X2 – Gripen NG.

A comitiva formada pela 1º Ten ANS Cecília Maria Dantas Miranda Dutra, 2º Ten CMP Fernando Sulzbacher, ambos do IFI, e o Professor Dr. Johnny Cardoso Marques, da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), teve a oportunidade de conhecer os processos de desenvolvimento de software e airborne electronic hardware do Projeto Gripen NG.

Para o Professor Johnny, a visita foi essencial para o entendimento geral do projeto. “O Projeto F-X2, pela complexidade da tecnologia empregada, demanda o desenvolvimento de um arcabouço de funcionalidades específicas sendo que, muitas delas fazem uso de software e hardware embarcado”, ressaltou o Professor.

De acordo com a 1º Ten Cecília, especialista em certificação de software e hardware embarcados do IFI, a visita marca o início do acordo de parceria entre o Instituto e o FLYGI. “Avaliar a conformidade dos softwares e hardwares em parceria como proposto pelo próprio FLYGI certamente trará a celeridade e a confiabilidade que o projeto exige”, pontou a Tenente.

IFI E F-X2: O Projeto Gripen NG é essencial para a defesa aérea do país e para o desenvolvimento de novas tecnologias aeronáuticas no Brasil. Diante disso, o IFI tem envidado esforços para a certificação e demais protocolos que garantirão a operação segura da aeronave.

Fim do conteúdo da página