Entre os dias oito e 12 de fevereiro de 2021, a equipe da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do Instituto de Fomento e Coordenação industrial (IFI), composta pelo 1º Tenente José Tupinambá Lopes Viana Junior e pelo 1º Tenente Lucas Maurente Scheer, esteve na cidade de Fairbanks (Alasca), nos Estados Unidos (EUA), para acompanhar os ensaios de Cold Soak da aeronave KC-390 Millenium conduzidos pela Embraer.
“Durante o ensaio, o KC-390 foi exposto, por um longo período de tempo (dez ou mais horas), a temperaturas extremamente baixas, que chegaram a -37,8°C com sensação térmica de -47,8°C. Após esta exposição, foram conduzidas checagens operacionais da aeronave para verificar a correta funcionalidade dos seus sistemas”, explicou o 1º Ten Maurente.
Diferente de uma qualificação ambiental que avalia o componente, o ensaio de Cold Soak tem por objetivo investigar o efeito da exposição da aeronave integrada a temperaturas extremamente baixas, por um longo período de tempo. Esta investigação é uma ferramenta importante na definição das capacidades operacionais, procedimentos e limitações associadas a essas condições climáticas.
O acompanhamento do ensaio por parte da equipe do IFI, além de representar significativo avanço na comprovação de requisitos de certificação, constituiu-se em grande oportunidade de aprendizado para o Instituto, com vistas na aplicação desses conhecimentos em oportunidades futuras de ensaio em temperaturas extremas para outros programas da Força Aérea Brasileira (FAB).
Por fim, ao comprovar a correta integração dos sistemas da aeronave, o sucesso do ensaio representa um passo fundamental no processo de certificação militar do KC-390.
Redes Sociais