No dia 18 de fevereiro de 2021, a equipe da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do Instituto de Fomento e Coordenação industrial (IFI), composta pelo 1º Tenente Bruno Rodrigo Dutra e pelo Tecnologista Joel Carlos Vieira Reinhardt, esteve na unidade Embraer de Gavião Peixoto para acompanhar os ensaios de Jump Start do KC-390 Millenium, em que o sistema elétrico dessa aeronave foi utilizado para realizar a partida do caça leve A-29 Super Tucano.
“Durante o ensaio, o KC-390 foi configurado para a realização da partida na aeronave A-29, com a utilização do sistema interno de geradores, que ocorreu sem problemas ou variações de tensão e corrente elétrica que colocassem em risco os aviônicos e outros equipamentos da aeronave. Após essa exposição, foram conduzidas checagens operacionais para verificar a correta funcionalidade dos sistemas”, explicou o Tecnologista Joel Reinhardt.
“Na segunda operação de partida do A-29 Super Tucano, o sistema elétrico do KC-390 Millenium foi utilizado para gerenciar e converter a tensão e corrente elétrica gerada pela unidade auxiliar de força (GPU), proporcionando a partida do motor sem problemas”, explicou o 1º Tenente Dutra.
O acompanhamento do ensaio por parte da equipe do IFI, além de representar significativo avanço na comprovação de requisitos de certificação, constituiu-se em grande oportunidade de aprendizado para o Instituto sobre a certificação da operação de aeronaves de grande porte, com vistas na aplicação desses conhecimentos em oportunidades futuras de ensaio em outros programas da Força Aérea Brasileira (FAB).
O objetivo principal desse teste foi investigar o efeito de transitórios de corrente e tensão durante a partida da aeronave A-29, de forma assistida pela aeronave KC-390 Millenium, bem como o risco potencial de esses transitórios afetarem o sistema elétrico. Essa investigação é uma ferramenta importante na definição das capacidades operacionais, procedimentos e limitações associadas a esse tipo de operação Jump Start.
Por fim, ao comprovar o correto funcionamento do sistema elétrico da aeronave, o sucesso desse ensaio representou mais um passo no processo de certificação militar do KC-390, comprovando a versatilidade operacional da aeronave.
Redes Sociais