Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Imagem SIFIAer editada

Entrou em operação na plataforma de serviços do Governo Federal, GOV.BR, em 31 de março de 2021, o Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer) para cadastro no Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER). Essa iniciativa atende à diretriz de Digitalização dos Serviços Públicos, proposta pelo Governo Federal. O sistema pode ser acessado em https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-empresa-no-catalogo-de-empresas-do-setor-aeroespacial

 
O SIFIAer é um Sistema de Informação Gerencial (SIG), desenvolvido e implementado pela Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), em conjunto com a Subdivisão de Tecnologia da Informação (CVD-TI), ambas do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), o qual possui um módulo de cadastro empresarial, um módulo de análise empresarial e um módulo de offset.


O módulo do sistema que entrou em operação é o de cadastro empresarial, que possibilita a coleta de dados das empresas para inserção no CESAER, servindo de base para o mapeamento das capacidades tecnológicas das indústrias do setor. Numa próxima etapa, serão cadastradas nesse módulo as empresas aeroespaciais candidatas ao benefício de redução da base de cálculo do ICMS para 4%, dentro do Convênio ICMS 75/91.


A versão completa do sistema, com previsão de conclusão no final de 2021, agregará também o módulo de análise empresarial, que possibilitará a análise das capacidades tecnológicas do setor e a elaboração de relatórios de suporte estratégico para o Estado-Maior da Aeronáutica e o Ministério de Defesa. Por fim, o módulo de offset possibilitará o levantamento dos interesses e necessidades tecnológicos da Força Aérea Brasileira (FAB) e das indústrias aeroespaciais, além de otimizar o acompanhamento dos projetos em execução.


“O SIFIAer representa um salto no serviço de coordenação e fomento industrial prestado pelo IFI, no sentido de atuar como um motor da tríplice hélice ao permitir uma análise estratégica do setor aeroespacial, tendo como parâmetro as capacidades tecnológicas da indústria e preparando, assim, o Instituto para responder ao Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) da FAB”, explicou o Major Especialista em Comunicações Alexander de Mello Lima, Chefe da CDI do IFI.

Fim do conteúdo da página