Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 2.jpg editada

 

No ano de seu jubileu, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) apresenta a singular configuração de ter a Chefia de suas quatro Divisões Técnicas: Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA) e Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), juntamente com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CVD-TI), ocupadas por oficiais especialistas. Além disso, o cargo estratégico de Assessor Técnico também é ocupado por um oficial desse quadro, o Tenente-Coronel Especialista em Aviões Soracli de Oliveira Silva. Essas conquistas dos oficiais especialistas são ainda mais relevantes no contexto de uma Organização Militar de reconhecida capacidade técnica, verdadeira referência nas áreas de certificação, sistemas de gestão e garantia governamental da qualidade, metrologia, desenvolvimento industrial e offset. Conforme destacado pelo Vice-Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino De Brito, “esse alinhamento é único na história do IFI e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)”.


O Tenente-Coronel Especialista em Aviões Soracli, Assessor Técnico, o Major Especialista em Comunicações Marcelo Brederodes Campos, Chefe da CVD-TI, o Tenente-Coronel Especialista em Armamento Fábio de Castro Dutra, Chefe da CPA, o Major Especialista em Comunicações Marcos Benedito dos Santos Maia, Chefe da CSG, o Major Especialista em Armamento Sérgio Baptista de Oliveira, Chefe da CMA, e o Major Especialista em Comunicações Alexander de Mello Lima, Chefe da CDI, têm desenvolvido uma gestão inovadora à frente do Instituto, liderando importantes atividades como a coordenação do Grupo de Trabalho nº 2 - Qualidade (GT 2), - responsável por fornecer ferramentas de processo de gestão de qualidade que devem ser aplicadas nos Sistemas de Defesa (SD), serviços e equipamentos, no âmbito de Programas e Projetos de Interesse das Forças Singulares do Ministério da Defesa -, a gerência industrial da modernização das aeronaves E-99 e a certificação, o acompanhamento da garantia governamental da qualidade e a transferência de tecnologia e subcontratação nos offsets dos programas F-39 (Gripen) e KC-390. Também gerenciam projetos inovadores como o relógio atômico, a informatização dos processos da CPA e o desenvolvimento e implantação do Sistema Integrado de Fomento da Indústria Aeroespacial (SIFIAer), que está alinhado ao processo de transformação digital na Administração Pública Federal, com o objetivo de oferecer serviços de melhor qualidade, de forma mais simples e acessível, contribuindo na otimização de processos, na economia de recursos e no consequente aumento de produtividade.


Palavras dos especialistas - Em que pese os graduados especialistas sempre terem sido reconhecidos por sua capacidade técnica, os oficiais especialistas, em especial os oficiais superiores, alcançam o patamar de gestores de tecnologia, alinhando conhecimento técnico, competência gerencial e grande experiência em prol do cumprimento da missão do IFI e da Força Aérea Brasileira (FAB).


“A CDI”, explica o Major Mello, “é fundamental para o fomento do setor aeroespacial brasileiro. Aqui as empresas são cadastras e analisadas para participar de diversas ações das políticas públicas de defesa e desenvolvimento industrial. Também somos o órgão de assessoria técnica do Estado-Maior da Aeronáutica com respeito ao tema compensação tecnológica e industrial. Essas atividades nos enchem de orgulho, pois contribuem para o país ao garantir uma base industrial de defesa forte.”


“A CPA”, comenta o Tenente-Coronel Dutra, “é responsável por garantir a operação segura e o cumprimento da missão dos inúmeros projetos de equipamentos aeronáuticos e espaciais operados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Para cumprir sua missão, conta com cerca de 60 profissionais altamente capacitados na coordenação de processos e na certificação dos diversos sistemas e tecnologias que compõem esses projetos.”


“A CMA está diretamente ligada à segurança de voo”, esclarece o Major Sérgio. A Divisão faz parte do complexo de Laboratórios Centrais de Calibração do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA), ou seja, possui estrutura com o mais alto nível de padrões de referência para a calibração. O SISMETRA surgiu com o objetivo de garantir a confiabilidade metrológica de instrumentos e grandezas físicas envolvidas na operação de uma aeronave, incluindo os sistemas de apoio em solo.”


“A CSG realiza o fomento da qualidade nas indústrias aeroespaciais e de defesa através das atividades de certificação do sistema de gestão da qualidade e garantia governamental da qualidade para os projetos estratégicos do Comando da Aeronáutica”, sublinha o Major Maia. “Qualificamos profissionais para a realização de ensaios não destrutivos, atividade relevante para a qualidade de materiais, tanto na produção quanto na manutenção de aeronaves.”

“A CVD-TI é responsável por planejar, organizar, controlar, orientar e executar as atividades e recursos relativos à Tecnologia da Informação, além de manter a operacionalidade dos recursos computacionais em apoio às atividades finalísticas do IFI. Ao longo dos últimos meses, em função da reestruturação de processos internos, do aperfeiçoamento de seus colaboradores e da implementação de novas tecnologias, a Coordenadoria tem contribuído no processo de transformação digital na Administração Pública Federal”, diz o Major Marcelo.

“O Assessor Técnico do IFI”, destaca o Tenente-Coronel Soracli, “tem como principal incumbência a análise dos trabalhos de cunho técnico. Ele deve primar para que os entregáveis do Instituto à Força Aérea Brasileira, à Industria Nacional e às Organizações de Certificação de outros países tenham foco na segurança, legalidade, coerência e qualidade, sem nunca esquecer que a missão militar deve ser cumprida. Em função do elevado nível de responsabilidade, esta função requer liderança, dinamismo e visão corporativa desenvolvida, as quais permitem assessorar lealmente o Diretor do IFI.”


Palavra do Diretor – Finalizando, o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães, destacou que “é uma grande honra fazer parte desse time de profissionais de alto nível, com muita experiência, proatividade e competência, sempre prontos a atuar 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, nas inúmeras atividades e tarefas que nos são atribuídas, fundamentais para o cumprimento da missão do IFI”.

Fim do conteúdo da página