Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 1.jpg editada

No dia 12 de novembro de 2021, uma comitiva do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), liderada pelo Coronel Especialista em Aviões Soracli de Oliveira Silva e acompanhada por membros da Força Aérea Portuguesa e por representantes da Embraer, visitou as instalações da fábrica do KC-390, na Embraer, em Gavião Peixoto (SP).


Durante a visita foi possível conhecer diversos locais da unidade, destacando-se a pista de pouso semipreparada, construída especialmente para reproduzir as condições do terreno que a aeronave KC-390 irá operar no continente Antártico. Também foi apresentada, pelo supervisor Rogério Pereira de Lima, a sala de telemetria, em que os ensaios de desenvolvimento e certificação das aeronaves são acompanhados e as informações são processadas e analisadas pela equipe de engenharia de ensaios em voo. A linha de montagem do KC-390 foi apresentada pelo gerente Rubens Cunha, possibilitando aos visitantes conhecer o processo de junção das asas e fuselagem, no qual modernos sistemas de manufatura são empregados, como, por exemplo, a manufatura digital (sem a utilização papel) e a aplicação de robôs para as furações, cravagem de rebites e selagem, além da montagem a laser dos segmentos da fuselagem. O gerente da montagem final do KC-390, Carlos Daiti, conduziu a equipe pelas etapas finais da produção da aeronave, tendo sido possível acompanhar de perto o processo de montagem dos sistemas. Por fim, os participantes puderam entrar em uma aeronave KC-390 da Força Aérea Portuguesa que estava nas etapas finais de fabricação.


Quando questionado sobre a estrutura fabril da empresa, o Coronel João Rui Ramos Nogueira, da Força Aérea Portuguesa, sintetizou: “É impressionante!”.


A Capitão Engenheira Évelyn Cassileine Bento dos Santos Moliterno, da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do IFI, destacou, ainda, que "o KC-390 é um marco, tanto para a indústria aeronáutica nacional como para o IFI, tendo em vista a posição de Autoridade Militar Primária na certificação da aeronave. Eventos como esse permitem, não apenas o estreitamento de laços entre as autoridades de nações amigas, como também dão a oportunidade para os envolvidos de compreenderem a importância das diversas etapas da certificação militar conduzida pelo IFI".


Finalizando, o Coronel Soracli observou: "A tríade IFI, Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) e Embraer demonstra a grandeza que é este projeto KC 390. Empresa e autoridades militares do Brasil e de Portugal trabalhando em cooperação mútua, permitindo que o KC 390 continue seu desenvolvimento alinhado com as expectativas, sendo cada vez mais um avião de sucesso no mercado nacional e internacional. As dificuldades existirão, mas a vontade e o comprometimento de todos permitem que superemos todas elas."

Fim do conteúdo da página