Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IFI 1684.jpg editada

Em cerimônia realizada no dia 20 de dezembro de 2021, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de seu Diretor, Cel Av Luiz Marcelo Terdulino De Brito, entregou à EMBRAER a versão definitiva do Certificado Suplementar de Tipo (CST 2, Fase 2, Revisão 6) referente à certificação de instalação dos sistemas GBAS (Ground-Based Augmentation System) e FANS 1/A nas aeronaves Legacy 500 (IU-50) do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). O projeto que culminou na entrega do documento teve início em 13 de maio de 2015, tendo sido subdividido em dois CSTs, com duas fases cada, sendo que o processo do CST 2 começou em 13 de dezembro de 2016.


A plataforma IU-50 é um verdadeiro laboratório aéreo de inspeção em voo que proporciona ao GEIV recursos no estado da arte para suas atividades. Seu desenvolvimento foi acompanhado pelo IFI e suas divisões (Divisão de Certificação de Produto Aeronáutico - CPA, Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão – CSG e Divisão de Desenvolvimento Industrial - CDI), com atividades de certificação da plataforma e acompanhamento de ensaios com apoio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e do GEIV, de Garantia Governamental da Qualidade, de offset, entre outras. Foram quebrados vários paradigmas e conquistadas diversas etapas, como a certificação da EMBRAER pelo IFI como Organização de Projeto Credenciada (OPC), a adoção pela EMBRAER de um Sistema de Garantia de Projeto (SGP) auditável pelo IFI e a adequação do fornecedor do Sistema de Inspeção em Voo (SIV) às normas de desenvolvimento de software conforme acordado entre o IFI, a EMBRAER e o fornecedor.


“O último paradigma vencido foi a aprovação plena da funcionalidade GBAS, um sistema ainda em implementação no Brasil que poderá dotar os aeroportos de estações-solo, fornecendo correções para a melhoria da acurácia e integridade da navegação, visando maior segurança em aproximações de precisão e pousos. Esta aprovação envolveu avançadas pesquisas da ionosfera brasileira pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em colaboração com a autoridade americana de aviação civil (FAA), ensaios em voo para comparação de dados entre as aeronaves IU-93A (HS800XP Hawker) e IU-50 (Legacy 500) e uma estação-solo GBAS em desenvolvimento”, explicou o Tecnologista Nilson Silva, Coordenador de Processo de Produto da CPA do IFI.


Com essa certificação, o IFI superou novos desafios em sua atividade de fomento da indústria nacional e atendeu a diversos critérios e atividades previstos na DCA 800-2 - Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER, podendo se consagrar como referência na certificação militar mundial, contribuindo para a existência de uma aeronave brasileira totalmente funcional para inspeção em voo e para a garantia da segurança do espaço aéreo.

Fim do conteúdo da página