Na terça-feira, 4 de janeiro de 2022, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de seu Vice-Diretor, Coronel Especialista em Aviões Soracli de Oliveira Silva, assinou a Permissão Especial de Voo Inicial (PEVi) do T-27M. A PEVi, destinada inicialmente à Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) da Aeronáutica, tem como cliente final a Academia da Força Aérea (AFA) e visa permitir o voo da aeronave modernizada T-27, destinada à formação dos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB). Esse é o resultado de um trabalho da Direção do IFI e da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do Instituto desenvolvido desde maio de 2020, inicialmente na forma de assessoria técnica, culminando na emissão das PEVis das primeiras quatro aeronaves modernizadas agora em janeiro de 2022.
T-27M – O T-27M é a versão modernizada da aeronave de treinamento voltada à instrução da AFA. Até então, os cadetes vinham voando em aviões analógicos. Com a emissão da PEVi, fruto do trabalho do IFI, os instrutores da AFA poderão voar em plataformas digitais e modernas.
“A modernização das aeronaves T-27 irá trazer ganhos expressivos na formação operacional dos futuros pilotos da Aeronáutica. Até hoje, a formação dos cadetes era realizada em aeronaves analógicas. As aeronaves modernizadas digitais (glass cockpit) permitem um alinhamento da instrução avançada dos cadetes com a frota em operação atual na FAB”, destacou o Vice-Diretor do IFI.
Redes Sociais