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foto inspeção do T 27M

 

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, de 1º a 3 de agosto, verificação nos procedimentos de inspeção para emissão de Permissão Especial de Voo Inicial (PEVI) das aeronaves T-27 modernizadas, situadas no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS). O trabalho, realizado pelo Major Aviador Gieser Augusto Rauber Duarte, pelo Suboficial Nixon Chaves da Silvas e pelo Técnico em Ciência e Tecnologia Bruno Thomaz Fernandes Mariano contou com a participação dos Sargentos Julliano Barros Lobão, Tiago André Grande e Guilherme Viol Loschi, e teve como objetivo atestar se o procedimento de inspeção executado pelos militares do PAMA-LS está sendo cumprido conforme descrito no Relatório de Verificações para Emissão de Permissão Especial de Voo Inicial (Form-100-08-0119), acordado entre o IFI e Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) visando à modernização das aeronaves T-27.

A verificação foi realizada durante a inspeção da aeronave T-27M 1398, pertencente ao Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), por se tratar de uma aeronave diferenciada das demais, já que conta com instrumentação para a realização de ensaios em voo. Durante a visita, os técnicos do IFI comprovaram que o procedimento de inspeção executado pelos militares do PAMA-LS está sendo realizado com a proficiência e desempenho esperados e conforme preconizado no formulário de verificação para emissão de PEVI.

As PEVIs que estão sendo emitidas para as aeronaves T-27M da Força Aérea Brasileira (FAB) tem como principal objetivo permitir o voo seguro das aeronaves modernizadas, destinadas à formação dos cadetes aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB). O T-27M é a versão modernizada do T-27 Tucano, aeronave de treinamento avançado voltada à instrução da Academia da Força Aérea (AFA).

“Até então, os cadetes estavam voando em aviões com cockpit analógico. A modernização da aeronave possibilitou a realização de instruções na AFA em plataformas com cockpit digital, mais apropriado para a futura transição dos pilotos para as demais aeronaves da FAB”, ressaltou o Major Augusto, Adjunto da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial do IFI.

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