O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) completou 51 anos de existência no dia 20 de agosto de 2021. Os eventos em comemoração à data foram realizados em 15 de agosto, e contaram com diversos momentos marcantes. No início do dia, foi lançada a Revista Fomento Aeroespacial (1ª Edição), trabalho multidisciplinar desenvolvido pelo instituto no intuito de demonstrar aos públicos interno e externo as capacidades operacionais do IFI, difundir o conhecimento na área e valorizar o trabalho do efetivo.
Na sequência, foi realizado o descerramento das fotos dos Destaques Profissionais 2022, homenageando o Analista em Ciência e Tecnologia Aldo Abreu Mendonça e o Primeiro-Sargento Especialista em Eletricidade e Instrumentos José Alípio Alves Ferreira Júnior, eleitos para o período.
Durante a cerimônia Militar, foram entregues Títulos Honoríficos da Força Aérea Brasileira aos Senhores Fábio André Matioli, Fernando Igarashi Ferraz de Arruda e Marcos José Barbieri Ferreira. O primeiro atua na área de qualidade da EMBRAER para o projeto KC-390, indicado pelo IFI para se tornar Membro Honorário da FAB em razão do excelente padrão apresentado nas atividades de verificação governamental da qualidade na produção e nas inspeções para a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade Inicial para as aeronaves.
O Senhor Fernando Igarashi, no que lhe concerne, demonstrou notável capacidade de liderança ao criar as condições para que as equipes da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) e da EMBRAER trabalhassem no processo de Certificação Suplementar de Tipo da aeronave E-99M. Já o Professor Doutor Marcos Barbieri, da Universidade de Campinas (UNICAMP), colabora com o IFI em pesquisas da área de desenvolvimento industrial e estudos sobre a avaliação dos transbordamentos tecnológicos e seus impactos socioeconômicos.
Na sequência, os servidores do IFI que completaram 20 anos de serviço receberam uma placa de homenagem e um cartão em agradecimento à dedicação ao instituto. No total, 20 servidores foram homenageados, dentre Tecnologistas, Analistas e Técnicos em Ciência e Tecnologia.
Por fim, quatro militares receberam a Medalha de Tempo de Serviço: o Tenente-Coronel Especialista em Armamentos Sérgio Baptista de Oliveira (30 anos); o Segundo-Sargento Especialista em Suprimento Wagner Roberto Granzotti (20 anos); a Capitão Engenheira Évelyn Cassileine Bento dos Santos Moliterno e o Primeiro-Tenente Engenheiro Flávio Marchi Moreira da Silva (10 anos).
O desfile da tropa foi realizado ao som da Canção do IFI, composta pelo Segundo-Tenente Especialista em Música Betovem Dias e pelo Primeiro-Sargento Especialista em Música André Luiz Jesus dos Santos em 2021.
Ao final do evento, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, destacou a atuação do instituto ao longo de sua história. “O IFI é um instituto de extrema relevância para a Força Aérea Brasileira, e também para o Brasil. Desde sempre, teve uma participação importante no fomento da nossa indústria, nas atividades de metrologia, offset e transferência de tecnologia, na aquisição de produtos aeroespaciais e de defesa, dentre outras atividades”.
Redes Sociais