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O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, por meio da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2022, no Auditório C-130 (Hércules) da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento e nos Laboratórios de Ensaios Não Destrutivos, o Curso de Líquido Penetrante Nível 2.


O evento, que contou com a participação de 40 alunos oriundos da Força Aérea Brasileira (FAB), do Exército Brasileiro (EB), da Marinha do Brasil (MB) e de empresas do setor aeroespacial como Embraer, Gol Linhas Aéreas e Sonaca Brasil, teve como objetivo a qualificação de pessoal para a função de inspetor de ensaio por líquido penetrante em nível 2.


“O profissional de nível 2 do ensaio por líquido penetrante está habilitado a dar um laudo do componente inspecionado, a partir de um critério estabelecido. É esse profissional que leva às autoridades a informação da integridade do material. Todas as aeronaves precisam ter essa garantia da integridade para o seu serviço, seja nas Forças Armadas, seja nas empresas do setor aeroespacial”, observou o Técnico Lucas Rafael Costa de Castro, Encarregado da Seção de Qualificação de Pessoal em Ensaios Não Destrutivos da CSG do IFI.


Com efeito, a importância desses ensaios é fundamental em áreas como a de ensaios estruturais, tanto nas empresas como nas Forças Armadas. Vinícius Nogueira de Castro, aluno do curso e Inspetor de Ensaios da Embraer, explicou como o ensaio por líquido penetrante é fundamental na maior empresa aeronáutica do Brasil. “O curso que estamos fazendo aqui no IFI qualifica ainda mais o nosso trabalho, melhorando nossos processos. O ensaio por líquido penetrante tem muita aplicação nos ensaios estruturais, detectando possíveis defeitos nas aeronaves em desenvolvimento”.


Prevenção de acidentes aeronáuticos – O ensaio por líquido penetrante identifica o início de defeitos e permite ações corretivas antes da destruição dos componentes analisados, podendo mesmo prevenir um acidente aeronáutico. Inspeções dessa natureza são feitas nas aeronaves ao longo de toda a sua vida útil e mesmo durante a sua fabricação.

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