Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

MAFFSII KC 390

 

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizou, nos dias 22 e 23 de agosto, o acompanhamento dos ensaios em solo e em voo do Sistema MAFFS II (Sistema de Combate a Incêndio Florestal) instalado na aeronave KC-390. Os ensaios foram realizados na Embraer, em Gavião Peixoto (GPX), São Paulo.

O sistema MAFFS II é capaz de transportar até três mil galões americanos de água - cerca de onze mil e quatrocentos litros - para combate a incêndios florestais, o que representa um ganho em relação ao sistema MAFFS I, que equipava as aeronaves C-130 com até dois mil e setecentos galões (cerca de dez mil e duzentos litros) de água.

“No ensaio em solo, foi possível verificar a fixação do equipamento na aeronave, o abastecimento do tanque do sistema, o tempo de pressurização e o alijamento da água”, ressaltou Senhor Warner Brunelli Deprê, engenheiro mecânico do IFI que participou da missão para acompanhar o processo de certificação deste sistema.

“Outra fase dos ensaios de certificação do sistema realizada em GPX foi o ensaio em voo, com o objetivo principal de verificar o comportamento da aeronave devido ao empuxo causado pelo alijamento da água e a variação do centro de gravidade”, completou a Senhora Maria Regina Piacesi, engenheira do IFI, que também participa do processo de certificação e participou da missão.

A próxima etapa da certificação do MAFFS II consiste em ensaios no simulador de voo, situado na unidade da Embraer em Eugênio de Melo, com o objetivo de prever o comportamento da aeronave durante a operação do sistema, em manobras e em condições de falha nos comandos de voo.

Na sequência, os resultados dos testes de ensaios serão analisados pelos especialistas do IFI, no intuito de verificar a demonstração do cumprimento dos requisitos. Em caso positivo, o KC-390 estará certificado para utilizar o Sistema de Combate a Incêndio Florestal (MAFFS II).

Fim do conteúdo da página