Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IMG 2666.jpg editada

Em cerimônia realizada no dia 22 de novembro de 2022, no Salão Nobre, o Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino De Brito, e o Chefe da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), Major Engenheiro Alexandre Luiz Reder Furtado, oficializaram a emissão do Certificado de Tipo Provisório do Projeto Gripen E. O certificado é concedido à empresa Saab Aeronautics, desenvolvedora do projeto. O processo de certificação foi conduzido pela equipe da CPA como uma validação do Military Restricted Type Certificate emitido pela Autoridade Militar Sueca de Aviação (SE-MAA, na sigla em inglês).


O certificado validado pelo IFI atesta o cumprimento dos requisitos de aeronavegabilidade do projeto, o que se traduz como a capacidade de operação segura das aeronaves. Trata-se de um marco da maior importância para o F-39 (denominação dada pela Força Aérea Brasileira ao Gripen), sendo uma etapa essencial para a entrada em operação das aeronaves.


“Este certificado coroa a parceria entre IFI e SE-MAA como autoridades militares de aviação. A certificação conjunta reflete a sinergia obtida pela cooperação técnica entre os dois órgãos e resulta em eficiência de recursos para o Brasil e a Suécia”, explicou o Capitão Engenheiro Caymmi Aguilar Miranda, Coordenador do Processo de Certificação do Gripen.


Certificação de Tipo Provisória – O Certificado de Tipo atesta que um determinado projeto está em conformidade com os requisitos de segurança de voo aplicáveis. O caráter provisório se deve ao fato de que parte dos sistemas da aeronave continuam nas fases de desenvolvimento e verificação, restando requisitos a serem demonstrados. O projeto faz jus a um certificado ao comprovar que a aeronave é capaz de operar de forma segura dentro de um conjunto de restrições estabelecidas.

Fim do conteúdo da página