Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 2.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), ministrou, entre os dias 22 e 26 de maio de 2023, no Auditório Hércules da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD-GC), o Curso de Preparação de Auditores da Qualidade (PAQ). O curso, que contou com a participação de 29 alunos de diversas Organizações Militares (OM) do Comando da Aeronáutica (COMAER), teve como objetivo fomentar a implementação e a manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade nas unidades das Forças Armadas e nas indústrias do setor aeroespacial e de defesa.


“O Sistema de Gestão da Qualidade auxilia na gestão das organizações, permitindo-lhes alcançar objetivos e metas”, explicou o Tecnologista Luciano Pereira de Souza, coordenador do curso e Chefe da Seção de Certificação de Organização Fornecedora e da Seção de Certificação Espacial, ambas da CSG.


Segurança operacional - Os conhecimentos adquiridos no curso são importantes para diversos setores da Força Aérea Brasileira (FAB). É o caso, por exemplo, da segurança operacional, que lida com a prevenção de acidentes e incidentes aéreos. O Tenente-Coronel Aviador Marcos Fernando Albuquerque de Carvalho, aluno do curso e Chefe da Divisão de Apoio da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), lembrou que um sistema de gestão organizado é de grande relevância para a preservação da integridade de pilotos e aeronaves. “Já temos um sistema implantado, desde 2021, e queremos mantê-lo atualizado. Isso ajuda muito nos nossos processos de segurança operacional”.

Fim do conteúdo da página